Princípios ESTÓICOS

Livros sobre estoicismo na Amazon O  estoicismo   é uma filosofia antiga que surgiu na Grécia e foi desenvolvida por filósofos como Zenão de Cítio, Epiteto e Sêneca. A filosofia estoica enfatiza a importância do autocontrole, da virtude, da aceitação do que não pode ser mudado e da harmonização com a natureza. Os  estóicos   acreditavam que a chave para a felicidade e a tranquilidade interior estava em aceitar as circunstâncias da vida, independentemente de serem favoráveis ou adversas, e em cultivar uma atitude de indiferença em relação aos prazeres e desejos materiais. Para os  estóicos , as emoções negativas, como o medo, a ira e a tristeza, eram consideradas perturbações irracionais que deveriam ser superadas por meio de um controle consciente da mente e das emoções. Eles também defendiam a importância de agir de acordo com a razão e a virtude, buscando sempre a excelência moral em todas as áreas da vida. Alguns ensinos essenciais do estoicismo   1) Viver de acordo com a natureza O

INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

interpretação bíblica

Livros sobre Interpretação Bíblica na Amazon

Infelizmente o mal uso das Escrituras se manifesta na ignorância de muitos ouvintes e leitores da Bíblia, que por falta de dedicação e preparo acabam reproduzindo desinformações a respeito da Palavra de Deus, prometendo o que não foi dito pelo Senhor e por isso usando o nome Santo em vão.

O achismo toma lugar da interpretação, quando a pessoa faz sua própria eisegese, colocando no texto o que não está escrito e conjecturando fatos que não aconteceram. Para isso, existem aqueles que se dizem inspirados ou que recebem uma revelação tal qual as Escrituras, atribuindo a este possível dom a continuação da mensagem Divina nos dias atuais.

Por outro lado, a exegese é trabalhosa, requer conhecimento e cuidado que precisa ser divulgado e insistentemente transmitido ao povo. O academicismo faz do conhecimento um privilégio exclusivo de alguns, como se fossem detentores do saber, sem, contudo, cumprir o dever de ensinar. Não adianta criticar quem não sabe e negar-se a ensinar. Por isso o remédio para a ignorância é o ensino que deve ser insistente e sistemático.

Um agravante para esta situação é a preguiça popular para a leitura, tornando-se um hábito que precisa ser tratado de forma disciplinada e com o tempo. Se a pessoa não lê a Bíblia, não saberá o que a mesma diz e então se prolongará a brincadeira do ‘telefone sem fio’ da falta de conhecimento. Qualquer pessoa se irrita se alguém disser que falou algo que não disse, bem como quando está falando e o outro não dá ouvidos. Assim, Deus também se entristece em ser difamado com promessas que não fez e sendo ignorado em suas santas Palavras.

As heresias formam o prato feita da ignorância de conhecimento bíblico. A única solução para evitar a distorção da Palavra de Deus é o ensino fidedigno da mesma de forma constante. Infelizmente muitas vidas se perderam dentro das igrejas sendo enganados por pensamentos que não condizem com o que a Palavra de Deus diz.


Mais livros sobre Interpretação Bíblica

Comentários