Cinco votos para obter poder espiritual - AW Tozer

Adquira o livro Cinco votos para obter poder espiritual na Amazom O livro "Cinco Votos para Ter Poder Espiritual" de A.W. Tozer apresenta um esquema de cinco votos fundamentais que devem ser feitos por aqueles que desejam experimentar um poder espiritual maior em suas vidas. O esquema do livro é apresentado da seguinte maneira: 1. Voto de Negligenciar a Cultura Mundana Este voto enfatiza a necessidade de se separar do mundo, sua mentalidade e suas práticas, a fim de buscar uma vida piedosa e centrada em Deus. 2. Voto de Ser Estritamente Confiável Este voto enfatiza a importância de ser uma pessoa confiável e fiel em todas as áreas da vida, tanto nas pequenas tarefas quanto nas grandes responsabilidades. 3. Voto de Ser Inquestionavelmente Puro Este voto enfatiza a necessidade de se viver em pureza moral e evitar qualquer forma de impureza sexual ou imoralidade. 4. Voto de Ser Totalmente Verdadeiro Este voto enfatiza a importância de viver uma vida de integridade e sinceridade

A responsabilidade da Igreja pela sociedade - NIEHBUR, H. Richard

 NIEHBUR, H. Richard

NIEHBUR, H. Richard. “A responsabilidade da Igreja pela sociedade”. Extratos do texto publicado no capitulo 5 de Latourette, Kenneth Scott (ed.). The Gospel, The World and the Church [O Evangelho, O Mundo e a Igreja]. Harper Bros, 1946. Tradução do inglês por Magali do Nascimento Cunha

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Pontos indispensáveis exposto pelo autor a respeito da igreja na sociedade, são elas:

 

1. RESPONSABILIDADE CRISTÃ

A responsabilidade requer a capacidade de prestar contas a alguma coisa ou a alguém, dentre muitos sinônimos de responsabilidade ressalto que, é ser um ser na presença de outros seres, desembocando em serviços e cuidados ao próximo. Responsabilidade cristã não é igual à de políticos, onde as pessoas depositam em sua pessoa o voto de confiança para representar os seus interesses nos lugares públicos, requerendo dele soluções. A responsabilidade cristã vincula-se à prestação de contas a Deus, que requer de nós uma posição responsiva ao que fomos chamados, principalmente no que tange a preservação do mundo. Não esquecendo que Deus é o Senhor de tudo, pois responderemos ao Deus-em-Cristo e ao Cristo-em-Deus.

 

2. A IGREJA COMO INSTITUIÇÃO REFERENCIAL

Estamos no mundo e temos nossas responsabilidades, não podemos estar alienados aos acontecimentos em nossa volta. A igreja tem sua responsabilidade moral, pois os seus ensinamentos refletem na sociedade em geral. O Evangelho deve ser pregado e vivenciado em sua totalidade. Jesus ensinava e pregava acerca do Reino de Deus, mas também defendeu a causa dos necessitados, dos fracos e oprimidos, alimentado-os com pães e peixes. Já dizia Carlos Mesters quer saber se uma igreja é cheia do Espírito Santo é se dentro dela não tem nenhum necessitado. Esses serão bem-vindos do Pai, pois alimentou o faminto, deu água ao sedento, vestiu o nu e visitou os presos, acolheu os estrangeiros e visitou os doentes (Mt 25.34-40).

 

3. RESPONSABILIDADE COM O PRÓXIMO

A igreja deve viver na esfera terrestre, e a humanidade é alvo da graça salvadora de Cristo, tanto que Deus expressa a sua vontade em João 3.16 ao dizer que o amor de Deus é tão grande que enviou o seu único Filho para salvar a humanidade, e não condenar. Muitas vezes, para isentarmos de nossas responsabilidades, justificamos a nossa inércia, queremos ajudar o que está próximo de nós, ou dentro de nossa comunidade, esquecemos que a responsabilidade ela é universal. A igreja tem que responder em todas as esferas e principalmente na área social, ser “espiritual” implica em ser solidário nas necessidades dos outros.

 

4. IGREJA MUNDANA

Abordaremos dois tipos de igrejas; a primeira é a igreja mundana, em que ela pensa em si mesma, preocupada com o conceito humano do que com o julgamento divino, busca o reconhecimento do que apontar Deus como a fonte de toda a bondade. Bérgson expressou seu pensamento da seguinte forma: afirmando que a religião defensiva é conectada com sociedades fechadas. Torna-se irresponsável no sentido cristão já que substitui homens por Deus, preocupando em prestar contas aos homens de seus serviços realizados do que a Deus. Igrejas julgam-se portadoras tanto das bênçãos como das maldições.

 

5. IGREJA ISOLADA

O segundo tipo de igreja é a igreja isolada. O isolacionismo aparece quando a igreja busca responder a Deus-em-Cristo, mas o faz para si mesma, e credita aos que vivem no “mundo” como preocupando com Deus, julgando estar além dos limites da santidade. Vê no mundo secular o adversário da Igreja Cristã, e que devem ser evitadas pois são pecaminosas, e a igreja por outro lado é o agregado dos salvos, a arca da salvação, segundo o autor não é injusto chamar esta religião de santidade de irresponsável, pois rejeita o “mundanismo” e o mundo, sendo assim isola-se de suas responsabilidades sociais. Esse pensamento do isolacionismo foi forte no cristianismo do segundo século, pois interpretavam nas Epistolas, no Didaquê e em outros escritos o mandamento de não amar o mundo nem as coisas que estão no mundo, a fim de separar o religioso da cultura e do político.    

 

6. IGREJA QUE CUMPRE O EVANGELHO

Responsabilidade com o Deus vivo implica em conscientizar das necessidades urgentes do nosso próximo. A Igreja responde ao Cristo-em-Deus ao ser pastora diante da sociedade, que busca os perdidos, é amiga dos publicanos e pecadores, dos pobres e desesperados, exemplos tivemos no passado de lideres do movimento do evangelho social foram pastores cuja preocupação por pessoas que moravam nas favelas, pobres, prisioneiros e doentes, atacando as raízes sociais da miséria humana.

 

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