Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Teologia sistemática: Louis Berkhof

livro Teologia sistemática: Louis Berkhof

BERKHOF, Louis, Teologia sistemática. Editora Cultura Cristã: 2019.

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A teologia trabalha interpretando os relatos bíblicos e não relatando de forma jornalística acontecimentos. Kerigma é o centro ou essência da mensagem que não pode ser esquecida. Kerigma é algo sublime e espiritual muito mais importante do que detalhes pequenos ou científicos. A mensagem kerigmática de gênesis 1 e 2 é de que Deus criou todas as coisas e está acima de tudo. Colocar a bíblia em competição com a ciência seria diminuir seu valor.

De acordo com a visão trinitária, Deus é amor e se transborda para criar todas as coisas em comunhão com Ele. Uma visão dominadora ou absolutista de Deus dá ao ser humano a impressão de que como Deus, tem também o domínio de toda criação. Sendo assim, o homem é que se vê absoluto sobre a criação. O Deus trinitário ‘não cabe em si’, por isso se transborda em amor criando, salvando e restaurando toda as coisas.

Deus, como autor da criação, continua atuando nela e através dela. O ser humano é coparticipante dos atos divinos da criação permanente de Deus. Por isso a criação ainda não está totalmente concluída. Deus continua recriando e revela seu propósito salvífico abrindo-se para o ser humano e dando a liberdade de aceitar ou não a condição de participante deste propósito.

Deus está e é presente em todas as coisas e vai além de tudo sendo maior do que tudo. PAN-EM-TEÍSMO é a fé de que Deus está muito além da realidade de tudo e de todos. Deus é transcendente, passa por entre a situação e vai além. Não é panteísmo porque este coloca Deus dentro de tudo e nem sobrenaturalismo porque colocaria Deus fora da situação. Afirmar a presença de Deus na criação não reduz o poder de Deus porque Ele está Além de tudo que criou. Não está fora nem dentro de tudo, mas além.

A referência histórica cristã é de Israel mais ou menos quatro mil anos a partir de Abraão. A origem do ser humano, contudo é de aproximadamente três milhões de anos segundo pesquisadores. A origem do cosmo provavelmente é de mais ou menos quinze bilhões de anos. Baseados nisso podemos refletir na universalidade do ser humano e do cosmo, ambos como partes conjuntas da criação de Deus.

Deus como autor da criação continua atuando nela e através dela. O ser humano é coparticipante dos atos divinos da criação permanente de Deus. Por isso a criação ainda não está concluída. Deus continua recriando e revela seu propósito salvífico abrindo-se para o ser humano e dando-lhe a liberdade de aceitar ou não participar de seu propósito.

Até 150 ou 100 anos atrás se falava de criação e evolução baseado em contradições entre as duas posições gerando debates e partidos das duas teorias. Hoje não há dificuldade de conciliar estas posições e ver que não há contradição entre criação e evolução desde que se entenda que Deus criou e continua criando tudo.

Os males como os sofrimentos e as doenças que abatem o ser humano, para serem compreendidos, devem primeiro passar por uma crítica racional e científica. Apesar de não encontrar resposta para tudo, não podemos ficar paralisados por não entender o mal ou culpar a Deus. A exemplo de João Wesley podemos confiar na Graça de Deus preveniente, justificadora e santificadora para vencer o mal.

O fundamentalismo, que descrê na ciência e se fundamenta apenas no relato bíblico como está escrito;

O método teológico, que tem a Bíblia como base da transmissão da vontade de Deus, contudo sem deixar de dialogar com a ciência;

O intermediário, que é muito forte no meio evangélico por não dispensar nem a Bíblia nem a ciência, embora seja muito crítico a estar forçando um pouco ao sentido do texto bíblico.

Quando o corpo morre, a alma volta par Deus que não se restringe ao tempo nem lugar. A ressurreição de Cristo representa a esperança da libertação da realidade presente com marcada pelo mal. A crença na ressurreição do corpo ou recriação da vida demonstra  o plano salvífico de Deus para recriar a condição humana.

     

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