Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Teologia do Corpo - José Comblin

antropologia cristã José comblin

José Comblin. “O corpo” (pp. 76- 116). In: Antropologia Cristã. Petrópolis/RJ: Vozes, 1985.

A cultura grega trata o corpo físico como sendo mau e o intelecto como bom. Para a fé cristã de origem judaica não há essa separação. Corpo é tudo o que o homem é. Embora o novo testamento utilize termos gregos para falar do corpo, na verdade carrega o sentido hebraico das palavras que expressam o ser humano em sua totalidade.

Jesus viveu num corpo humano normal; sofreu; morreu e ressuscitou este corpo com a promessa de ressuscita seus fiéis que ajudaram ao próximo de forma concreta em seu corpo.

Essa cultura grega transmitiu para um a igreja um dualismo que separa e contrapõe o corpo da alma. Criando várias heresias, gerando culpas e justificando inúmeros erros sociais e religiosos como a escravidão e a inquisição. O século atual esqueceu se dessa doutrina da mortificação e partiu para estremo da glorificação do corpo aos prazeres por este desejado.

O corpo é meio comunicação da alma com o corpo de um próximo para expressar o amor Deus. O corpo tem em si a consciência com inúmeras expressões que são conhecidas e pesquisadas. Contudo o mais fundo do ser só pode ser conhecido por Deus.

A sexualidade é algo que não pode ser negada ao corpo. A igreja precisa aprender a falar sobre este tema. O mundo moderno já se libertou do silêncio primitivo sobre sexo, contudo o ensina de modo deturpado e perigoso que tem destruído as famílias. A mulher deve ser valorizada em igualdade ao homem como Deus lhe criou idônea.

A morte dá fim ao corpo físico, mas não à alma deste corpo. Por isso mesmo sem entender, o homem luta pela vida e a igreja deve entrar nessa luta para vencer a morte com Cristo que ressuscitou para garantir a vitória.

     

Comentários