Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Rompendo o Silêncio - Ivonte Gebara

rompendo o silêncio

Ivone Gebara. “Conclusão: o respeito e a experiência d Phoolan Devi” (pp. 239-245). In: Rompendo o silêncio: uma interpretação feminista do mal. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

O texto inicia com testemunho de Phoolan Devi, uma mulher indiana que venceu o sofrimento e passou a lutar pelos direitos feministas no parlamento de seus pais.

A dominação masculina chegou ao ponto tal que as próprias se convenceram de ser interiores aos homens de desejarem ter nascido homem e crendo até mesmo num Deus masculino. Ideologia essa imposta a sociedade e que hoje as mulheres lutam por libertar-se.

Nas Igrejas cristãs o tema da igualdade homem mulher foi por muitas vezes evitando e por muito trabalho, faltando ainda uma resposta a essa questão, A teologia também se evoluiu muito, contudo ainda concedem pouco espaço às mulheres.

A imposição da diferença de gêneros favoreceu o mal que ataca não só mulheres como toda a humanidade. Homem e a mulher não precisam deixar suas diferenças porque fazendo deixariam de ser o que são. É preciso amar, conviver e respeitar as diferenças.

A antropologia presta á teologia o serviço social de buscar novas crenças sem hierarquia ou gênero, mas de forma cooperativa entre todos os seres amados por Deus.  

   

Comentários