Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

“Pecado original e redenção divina” - Juan Luis Segundo

pecado original

Juan Luis Segundo. “Pecado original e redenção divina” (pp. 491-529). In: Que mundo? Que homem? Que Deus? Aproximações entre ciência, filosofia e teologia. São Paulo: Paulinas, 1995.

A dor está presente na humanidade e por sua causa o homem se sente carente de Deus e busca ajuda de seu próximo. O tema da dor humana é ilustrado Gênesis com a narração do primeiro pecado não para encontrar um culpado para este pecado, mas para dar ao leitor o sentido de que o pecado é algo doloroso. Jesus está preocupado em salvar a humanidade e não em condená-la.

A doutrina do pecado original muito bem impregnada na mente dos cristãos precisa se repensada. O pecado não é uma herança hereditária. Mas uma ação que todo homem como Adão -e não por causa de- o repete voluntariamente. Foi com essa dor do pecado que Jesus morreu no calvário para salvar toda a humanidade.

Há um consenso entre os cristãos de que Jesus morreu para redimir a humanidade, libertando e regatado o homem da escravidão do pecado. Jesus redimiu a humanidade para que lhe seja restaurada a capacidade criadora para cuidar do mundo, servir a Deus e amar próximo.

    

Comentários