Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Onde habita a justiça?

conceito de justiça na bíblia

Onde Habita a Justiça. In: “Revista Cruz de Malta”. São Paulo: Imprensa Metodista, 1992. p.9-39.

Quando Deus criou o mundo ‘tudo era bom’ e deseja que continue a ser bom Tudo foi feito em perfeita harmonia, mas o pecado trouxe consigo a injustiça. A justiça é um ato de Deus e a injustiça é uma consequência dos atos do homem. O plano de Deus era que o ser humano, bem como a natureza, vivesse feliz no paraíso. Shalom: paz, vida íntegra e plenitude de vida são o desejo de Deus para o mundo que criou.
A palavra justiça partindo do seu original bíblico na língua hebraica e a partir da raiz da palavra encontra outros termos que por ser associada a essa palavra frequentemente se tornam sinônimas. Assim as palavras gêmeas, como denomina, são demonstradas na criação através dos verbos que mostram a ação justa de Deus em criar tudo: produzir, povoar, voar, abençoar, ser.
A palavra bom é repetida diversas vezes na descrição da criação para demonstrar que Deus criou tudo com perfeição e justiça. Os termos amor, fidelidade, bondade e direito são associadas ao conceito de justiça vindo sempre acompanhadas desta.
À luz de Mateus 3.13-17, qual o conceito de Jesus revela que desejava cumprir toda a justiça e não ser parcialmente justo como o homem. Os profetas haviam anunciado um dia futuro para Deus cumprir sua justiça. Jesus sabia que “o dia do Senhor” havia chegado e que Ele era o servo enviado de Deus não apenas para pregar, mas realizar a justiça criada por Deus.
Então o conceito de Jesus sobre justiça era prático. O contexto era de injustiça e opressão. Jesus trazia alívio aos marginalizados através de suas palavras sobre de paz e justiça. Defendia e libertava os oprimidos dando a todos a esperança de uma vida melhor. Jesus institui um novo tempo, o Reino de Deus, diferente do reino humano.

  

Comentários