Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

O Pensamento da Reforma - Henri Strohl

livro pensamento da reforma Henri Strohl

STROHL, Henri. Opensamento da Reforma. São Paulo: Aste, 2004 (2ª edição)

Henri Strohl em “O Pensamento da Reforma” tem por finalidade expor os principais temas que norteiam o pensamento reformista apresentando as posições de seus precursores.

 A princípio o autor proporciona seu propósito quanto ao tema afirmando que as divergências e concordâncias encontradas entre os pensadores se devem à necessidade que os mesmos obtinham em estarem na plena coesão com as escrituras.

Segundo o que expõe Henri Strohl, sua finalidade é discursar sobre os principais temas iminentes da Reforma para proporcionar uma reflexão sobre o protestantismo, tendo consciência que tais estudos delegam a igreja um propósito comum de edificação, e ainda, de poder “vir a ser mais uma etapa na realização da vontade de Cristo para que todos sejam um” (Strohl, p. 251).

Em suma, a reforma se alastrou por toda Europa devido à dedicação que os pensadores desenvolveram ao explicar e combater ensinamentos contrários à fé que propunha as escrituras.

Assim sendo o autor faz digressão ao principio de fé embasado nas escrituras e retoma o assunto afirmando que o contexto histórico da reforma não se ateve ao embasamento bíblico, mas sim das “posições religiosas”. Contudo podemos perceber sinceridade e dedicação em cada reformador na luta pelo que acreditavam.

O livro é muito interessante porque vai além dos fatos ocorridos e já estudados sobre a Reforma Protestante para tentar entrar na mente dos reformadores dissecando os pensamentos expostos em seus textos. Toda essa história foi rodeada por uma rica teologia em busca da fé original e bíblica. 

    


Comentários