Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Mudanças na Comunicação pessoal - José Manuel Moran

livro desafios na comunicação pessoal

MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulus, 1998. Cap. 6. p. 89-105.

Compre o livro na AMAZON

O texto ajuda na compreensão da necessidade de mudanças e como conviver com as crises gerando mudanças saudáveis. O autor valoriza as pessoas muito mais do que a estrutura organizacional visto ser a vida de qualquer organização. 
Para acontecer uma mudança é necessário investir nas pessoas para que estas entendam e desejem essa mudança. Para evoluir é preciso que as pessoas evoluam. Investir na educação ajuda-as a aceitar o novo. 
Um bom início é aproximar-se daqueles que já entenderam a necessidade de mudança para que estimulem a outros para a que mudança aconteça. Ao invés de levantar muros é necessário abrir portas. Ouvir as pessoas, conviver com suas diferenças para influenciá-las. Precisam sentir que ganharão mais se estiverem abertas uns aos outros e as mudanças. 
Uma mudança deve começar no individual e ir para o coletivo e juntos estimular outros que chegarão. As pessoas se acomodam com sistemas que lhe dão estabilidade e conforto. Por isso as mudanças devem acontecer aos poucos para não abalar as estruturas especialmente emocionais.
Um ambiente aberto e um clima livre de cismas não tem dificuldade de enfrentar crises e mudanças. A liderança deve buscar pessoas maduras que não tenham medo de se aproximar dos outros porque tomam suas opiniões no campo das emoções e não apenas no racional. 
Um ambiente de colaboração e receptividade permite que as pessoas troquem experiências e sejam influenciadas a mudar. Quando as pessoas já estão em processo de mudança pessoal elas se abrem para mudanças organizacionais.

  

Comentários