Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Deus na criação - Jürgen Moltmann

livro futuro da criação  Jürgen Moltmann

 Jürgen Moltmann. “Deus na criação” (pp. 17-41). In: Deus na criação: Doutrina ecológica da criação. Petrópolis-RJ, vozes, 1993.

Compre o livro na AMAZON

Uma mudança de pensamento sobre a criação. De uma relação de domínio para uma relação de comunhão. O homem como coparticipante da criação tem a responsabilidade ecológica de criador do mundo. Caso contraria se DEUS sozinho fez tudo o homem se sentiu isento desta responsabilidade. Os seres devem ser vistos dentro de seu conteúdo e não separadamente, solidão é morte e comunhão é vida. A presença humana deve ser pensada na criação não como se estivesse acima dela, mas parte presente e necessitado de seus bens. 

A natureza deve ser vista não só como morada de animais e seres humanos, mas também como a habitação de DEUS. A tradição sabatina ensina que a criação precisa descansar e se renovar celebrando com alegria ao seu DEUS. O Espírito Santo é a fonte de vida da criação. E através da dinâmica do Espírito que a natureza se recria e gera vida a cada dia. Não podemos ser DEUS na criação se acharmos que ele esta separado de tudo o que criou como se o mundo fosse impune. DEUS não fez nada para estar separado, mas para estar junto em comunhão.

Por isso, o DEUS Trino não divide, homem e mulher e sim os une. DEUS não criaria tudo sem dar a assistência e cuidado. Através do Espírito criou tudo. Quando vemos a criação sobre o Espírito entendemos o dilema entre a criação ou evolução. O Espírito de DEUS faz evoluir todas as coisas.

Comentários