Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Antropologia do Antigo Testamento - Hans Walter Wolff

WOLFFHans WalterAntropologia do Antigo Testamento, tradução de Antônio Steffen.

Compre o livro na AMAZON

O maior interesse da antropologia bíblica é a busca da vontade de Deus para o ser humano. A religião muitas vezes se preocupou em divinizar o homem, mas o próprio Cristo apesar de divino quis se tornar humano. Então o verdadeiro propósito da igreja deve ser humanizar o homem para que se pareça com Cristo.
O relato bíblico da criação diz que Deus criou a humanidade para ‘dominar’, ou seja, cuidar da terra e dos animais, não para destruir criando um novo mundo tecnológico e muito menos para dominar outros homens ou mulheres.
Quando o homem conhece a Cristo e vê sua real e frágil humanidade, encontra a salvação na dependência de Jesus. Ao olhar para o mundo, vê seu papel de representante de Deus sobre a terra dando continuidade ao ministério de Jesus de forma prática e eficiente.
O problema para a compreensão atual está no homem moderno que se vê como Senhor de tudo, até da natureza voltando-se mais para os centros urbanos e para a tecnologia e outros produtos humanos do que para a criação de Deus. É preciso voltar o homem para sua humanidade para que entenda o que é divino. Só assim poderá conhecer a Cristo.

 

Comentários