Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

A importância do ato de ler, Paulo Freire

A importância do ato de ler
Paulo Freire: A Importância do Ato de Ler

Com uma linguagem simples e cativante, o educador Paulo Freire disserta sobre a importância do ato de ler, partindo da leitura do mundo para leitura da palavra até a leitura do mundo através da palavra, que seria a prática sadia da leitura.

A temática é apresentada na célebre frase do autor: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” e é aqui ilustrada com seu testemunho da infância, de como aprendeu cada coisa na velha casa do Recife, rodeada de árvores, animais e até ‘almas penadas’. Ali aprendeu a entender e ler o mundo à sua volta. No quintal à sombra das mangueiras, tendo o terreiro como quadro negro e gravetos como giz, aprendeu a escrever as primeiras palavras de seu mundo e não do mundo dos adultos.

Quando adulto, Freire começou a lecionar língua portuguesa e conviveu com a problemática da alfabetização e da importância da leitura, por isso insiste na educação a partir da leitura do mundo e na prática de uma leitura que busque entender o mundo. A qualidade é mais importante do que a quantidade de leitura apenas superficial. Posteriormente o autor se tornou alfabetizador de adultos, lançando uma proposta revolucionária para a educação brasileira.

O/a aluno/a não chega vazio na sala de aula, mas traz consigo uma grande bagagem de conhecimento de seu mundo, então o aprendizado deve partir de sua realidade com palavras que façam sentido em seu mundo.

O exemplo da caneta chega a ser palpável. Tanto o/a educador/a quanto o/a analfabeto/a vêem, sentem nas mãos e podem dizer a palavra caneta, mas apenas o/a alfabetizado/a pode escrever e ler a palavra caneta, contudo os dois podem fazer a mesma leitura de mundo sabendo o que é a caneta.

De forma conclusiva entende-se que a escrita transmite a expressão oral de tudo que pode ser visto, ouvido e falado de forma codificada e a leitura da palavra conduz a uma releitura do mundo.

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