CONSTANTINO, Zélia S. A Educação Cristã: como dinamizá-la. Rio de Janeiro: Pastoral Bennet,
1997.
A educadora cristã Zélia Santos Constantino ao falar sobre sua
experiência na educação traz muitas contribuições enriquecedoras baseadas na
prática educacional e cristã atual. Certamente o livro A educação cristã é fruto de larga experiência
no ensino da Escola Dominical, bem como no preparo de líderes para a Igreja.
A riqueza de exemplos, dicas, modelos, roteiros e dinâmicas para
liderança fazem do presente material um manual do educador cristão.
O texto inicia apresentando conceitos e fundamentos gerais para a educação
apontados por diversos autores e em seguida dedica-se a conceituar educação
cristã. Em ambos os momentos, as palavras mudança, processo, vida,
transformação e capacitação formam o eixo para entender o que é educação. Ao
falar sobre educação cristã, a autora baseia-se na história bíblica e da igreja
demonstrando a importância de educar e formar de acordo com os princípios
cristãos.
O objetivo da educação cristã é trazer vidas para
a liberdade em Cristo. Lutar
contra tudo que produz morte e defender a vida. Para isso a Igreja precisa se
inserir na vida das pessoas e então buscá-las para o Reino de Deus.
O texto faz um resumo histórico da educação cristã. Partindo
das raízes do povo de Israel como transmissores fiéis de sua cultura e fé pela
tradição oral e depois escrita. Destaca o Mestre Jesus como eficiente educador deixando
para a igreja primitiva sua prática estratégia de discipulado.
Por um tempo, na idade média a prática do ensino foi enfraquecida devido ao
pouco incentivo dos clérigos. Com o surgimento dos movimentos de reforma, as
denominações nascentes se basearam no ensino para se fortalecer e estabelecer
definitivamente.
Embora estas igrejas tenham depois se acomodado, a criação da Escola
Dominical no século XVIII fez com que a igreja respirasse com novo ânimo até se
consolidar com ensino bíblico cristão de forma sistemática.
A Igreja trouxe contribuições para a história quando propôs
um modelo de educação cristã numa igreja
de dons e ministérios. Ou seja, a igreja através de seus dons se tornou um
lugar de formação contínua. Baseada na palavra de Deus foi preciso aprender se
reorganizar de forma movimentada pelo Espírito de Deus levando em consideração
a contribuição de cada indivíduo como agente ativo e passivo do ensino pautado
na Bíblia Sagrada.
Cada setor ou grupo, bem como a Escola Dominical se tornaram ministérios,
onde a pessoa é valorizada como um ser total. Isso é possível pala busca de
despertamento em oração, conscientização da importante participação de todos,
capacitação, treinamento, agrupamento de pessoas com mesmos talentos, prática,
vivência e avaliação dos resultados ou frutos alcançados.
O aprendizado faz a mediação entre a necessidade e a motivação.
Aprendizado é um treinamento para atender corretamente a uma motivação. Para
atender às necessidades do povo, a Igreja precisa aprender constantemente para
motivar pessoas a viver no Reino de Deus.
A
igreja precisa atualizar sua linguagem constantemente para comunicar
eficientemente às pessoas. O fato é que qualquer mudança provoca instabilidade
em busca do melhor e nesse período muitos se sentem desconfortáveis e
inseguros. Muitas pessoas não conseguem reagir às mudanças, outros até as
rejeitam. O líder precisa tentar alcançar
todos conduzindo a uma melhor adaptação.
O trabalho prático a ser
desenvolvido pelos orientadores de juvenis, jovens e adultos é tema do
sexto capítulo. A autora aborda cada um destes grupos, incluindo novos
convertidos e semianalfabetos, dando pistas para o trabalho como professor,
orientador, ou dirigente de estudo bíblico.
O trabalho com os juvenis pode ser destacado por ser um grupo que está em
plena fase de transformação, por isso o líder precisa buscar atualização
constante. Para ser aceito por um grupo de juvenis é preciso compreender seu
jeito perfeccionista de pensar, entender suas reações impulsivas, ser coerente,
sincero, dar exemplo, ter disposição, tempo para dialogar e principalmente
amá-los intensamente. O potencial dos juvenis pode ser muito bem aproveitado
pela igreja.
Uma lição para juvenis deve ser breve, objetiva e clara, participativa e
conduzir à prática. O professor precisa saber prender a atenção dos alunos e
para isso acontecer é como se tornasse um deles para entender e ensinar. A
revista de Escola Dominical é um excelente material, com temas produtivos,
muito conteúdo bíblico, objetivos e atividades propostas que o professor pode
adaptar de acordo com o grupo.
As dinâmicas de grupo são ferramentas muito úteis para qualquer momento
da igreja. O capítulo sete traz técnicas para estudar em grupos com exemplos de
como introduzir, desenvolver, concluir e avaliar um estudo bíblico em grupo. Para escolher a
dinâmica a ser aplicada, deve se levar em consideração o objetivo que se deseja
alcançar, a maturidade ou características do grupo, o tamanho, o ambiente
físico, o grau de conhecimento e a possibilidade de poder combinar a prática
com o tema escolhido. Aqui várias dinâmicas práticas são apresentadas e podem
ser aplicadas a diversos grupos.
O texto conclui com orientações para preparação
de coordenadores. De forma criativa traz instruções para preparação de um
estudo bíblico, pregação e o plano de aula. A capacitação de líderes estabiliza
o trabalho com sucesso estável. Jesus gastou maior parte de seu tempo
preparando líderes para dar continuidade ao seu ministério por isso a seu
exemplo a igreja precisa saber ganhar e cuidar das almas de forma que sejam
capazes de ganhar outras.
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