Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

A Educação Cristã - Zélia S. Constantino

crianças na sala de aula

CONSTANTINO, Zélia S. A Educação Cristã: como dinamizá-la. Rio de Janeiro:  Pastoral Bennet, 1997.

A educadora cristã Zélia Santos Constantino ao falar sobre sua experiência na educação traz muitas contribuições enriquecedoras baseadas na prática educacional e cristã atual. Certamente o livro A educação cristã é fruto de larga experiência no ensino da Escola Dominical, bem como no preparo de líderes para a Igreja.

A riqueza de exemplos, dicas, modelos, roteiros e dinâmicas para liderança fazem do presente material um manual do educador cristão.

O texto inicia apresentando conceitos e fundamentos gerais para a educação apontados por diversos autores e em seguida dedica-se a conceituar educação cristã. Em ambos os momentos, as palavras mudança, processo, vida, transformação e capacitação formam o eixo para entender o que é educação. Ao falar sobre educação cristã, a autora baseia-se na história bíblica e da igreja demonstrando a importância de educar e formar de acordo com os princípios cristãos.

O objetivo da educação cristã é trazer vidas para a liberdade em Cristo. Lutar contra tudo que produz morte e defender a vida. Para isso a Igreja precisa se inserir na vida das pessoas e então buscá-las para o Reino de Deus.

O texto faz um resumo histórico da educação cristã. Partindo das raízes do povo de Israel como transmissores fiéis de sua cultura e fé pela tradição oral e depois escrita. Destaca o Mestre Jesus como eficiente educador deixando para a igreja primitiva sua prática estratégia de discipulado.  

Por um tempo, na idade média a prática do ensino foi enfraquecida devido ao pouco incentivo dos clérigos. Com o surgimento dos movimentos de reforma, as denominações nascentes se basearam no ensino para se fortalecer e estabelecer definitivamente.

Embora estas igrejas tenham depois se acomodado, a criação da Escola Dominical no século XVIII fez com que a igreja respirasse com novo ânimo até se consolidar com ensino bíblico cristão de forma sistemática.

A Igreja trouxe contribuições para a história quando propôs um modelo de educação cristã numa igreja de dons e ministérios. Ou seja, a igreja através de seus dons se tornou um lugar de formação contínua. Baseada na palavra de Deus foi preciso aprender se reorganizar de forma movimentada pelo Espírito de Deus levando em consideração a contribuição de cada indivíduo como agente ativo e passivo do ensino pautado na Bíblia Sagrada.

Cada setor ou grupo, bem como a Escola Dominical se tornaram ministérios, onde a pessoa é valorizada como um ser total. Isso é possível pala busca de despertamento em oração, conscientização da importante participação de todos, capacitação, treinamento, agrupamento de pessoas com mesmos talentos, prática, vivência e avaliação dos resultados ou frutos alcançados.

O aprendizado faz a mediação entre a necessidade e a motivação. Aprendizado é um treinamento para atender corretamente a uma motivação. Para atender às necessidades do povo, a Igreja precisa aprender constantemente para motivar pessoas a viver no Reino de Deus.

A igreja precisa atualizar sua linguagem constantemente para comunicar eficientemente às pessoas. O fato é que qualquer mudança provoca instabilidade em busca do melhor e nesse período muitos se sentem desconfortáveis e inseguros. Muitas pessoas não conseguem reagir às mudanças, outros até as rejeitam. O líder precisa tentar alcançar  todos conduzindo a uma melhor adaptação.

O trabalho prático a ser desenvolvido pelos orientadores de juvenis, jovens e adultos é tema do sexto capítulo. A autora aborda cada um destes grupos, incluindo novos convertidos e semianalfabetos, dando pistas para o trabalho como professor, orientador, ou dirigente de estudo bíblico.

O trabalho com os juvenis pode ser destacado por ser um grupo que está em plena fase de transformação, por isso o líder precisa buscar atualização constante. Para ser aceito por um grupo de juvenis é preciso compreender seu jeito perfeccionista de pensar, entender suas reações impulsivas, ser coerente, sincero, dar exemplo, ter disposição, tempo para dialogar e principalmente amá-los intensamente. O potencial dos juvenis pode ser muito bem aproveitado pela igreja.

Uma lição para juvenis deve ser breve, objetiva e clara, participativa e conduzir à prática. O professor precisa saber prender a atenção dos alunos e para isso acontecer é como se tornasse um deles para entender e ensinar. A revista de Escola Dominical é um excelente material, com temas produtivos, muito conteúdo bíblico, objetivos e atividades propostas que o professor pode adaptar de acordo com o grupo.

As dinâmicas de grupo são ferramentas muito úteis para qualquer momento da igreja. O capítulo sete traz técnicas para estudar em grupos com exemplos de como introduzir, desenvolver, concluir e avaliar um estudo bíblico em grupo. Para escolher a dinâmica a ser aplicada, deve se levar em consideração o objetivo que se deseja alcançar, a maturidade ou características do grupo, o tamanho, o ambiente físico, o grau de conhecimento e a possibilidade de poder combinar a prática com o tema escolhido. Aqui várias dinâmicas práticas são apresentadas e podem ser aplicadas a diversos grupos.

O texto conclui com orientações para preparação de coordenadores. De forma criativa traz instruções para preparação de um estudo bíblico, pregação e o plano de aula. A capacitação de líderes estabiliza o trabalho com sucesso estável. Jesus gastou maior parte de seu tempo preparando líderes para dar continuidade ao seu ministério por isso a seu exemplo a igreja precisa saber ganhar e cuidar das almas de forma que sejam capazes de ganhar outras.

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