Prega a Palavra de Karl Lachler

Confira o livro Prega a Palavra de Karl Lachler na Amazon Karl Lachler  é um autor que desempenhou um papel significativo no cenário religioso brasileiro.  Foi missionário durante   32 anos   no Brasil. Ele colaborou na implantação de igrejas, incluindo a   Primeira Igreja Batista de Fernandópolis   e a   Segunda Igreja Batista de São José do Rio Preto .   Além disso, ele foi um dos pastores fundadores da   Primeira Igreja Batista de Atibaia.   Lachler também lecionou na   Faculdade Teológica Batista de São Paulo   por   18 anos . Seu compromisso com a pregação expositiva e o ensino da Palavra de Deus é evidente em sua obra. Um de seus livros notáveis é   “ Prega a Palavra: Passos Para a Pregação Expositiva ” .   Neste livro, ele oferece orientações valiosas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficaz, destacando a importância da pregação expositiva e fornecendo uma metodologia prática para os pregadores . Este livro é uma obra útil para seminaristas, iniciantes no ministério

CONCEITO DE TEOLOGIA

LIBÂNIO, João Batista. & MURAD, Afonso. Introdução à Teologia, Perfil, Enfoques e Tarefas. São Paulo: Loyola, 1996.


Etimologicamente Teologia é a combinação de Theós + logia significando Deus mais ciência respectivamente. Assim a teologia pode ser entendida como o exercício de pensar e falar sobre Deus. Pode ser considerada ciência porque precisa da racionalidade, mas depende da fé tendo Deus como centro de tudo.

Contudo, o termo teologia não teve sempre este significado. Sua origem semântica não é bíblica, mas representa a expressão ‘palavra de Deus’ tanto utilizada nas escrituras. Surpreendentemente o termo tem suas origens no mundo pagão grego. Sempre se referindo a deuses e sua presença até exprimir a o sentido de ciência das coisas divinas. O termo teólogo se referia a pessoas que discursavam sobre os deuses. 

Depois de sofrer variações no uso e significado através dos períodos da Igreja, como a escolástica, onde não se firmara como sinônimo de estudo religioso, o termo teologia foi então aceito posteriormente como é atualmente.

Um forte meio de comunicação da teologia é por meio de símbolos e alegorias que procuram expressar a fé para o ser humano como um todo e não apenas religiosamente. Este é um dos aspectos fascinantes da teologia por sua forma acessível e abrangente.

A teologia faz parte da intelecção humana. Este precisa pensar em Deus e o faz naturalmente. Então a teologia se define como reflexão crítica sobre a inteligência da fé. Inteligência essa que é observada por pensadores da fé na patrística, escolástica e modernidade como meio de entender e sentir a fé. A fé se reforça pelo conhecimento e aí está a função da teologia em satisfazer a inteligência.

A fé é o fundamento condicional para fazer teologia. Pela fé transmitida pela pregação da Igreja, o teólogo tem acesso a Deus que é o objeto de estudo da teologia. Esta tem a missão de transmitir em linguagem a fé vivida pela Igreja servindo a mesma para consolidação da verdade como sua mensagem libertadora ao mundo.

O teólogo encontra na Igreja o ambiente onde se expressa a fé como revelação de Deus. Por isso a teologia não pode acontecer de forma isolada ou fora do corpo de Cristo. Através da comunhão as experiências acontecem e o teólogo a partir dessas manifestações de fé ensinar sobre a mesma para o rebanho.

  

Comentários