Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

CONCEITO DE TEOLOGIA

LIBÂNIO, João Batista. & MURAD, Afonso. Introdução à Teologia, Perfil, Enfoques e Tarefas. São Paulo: Loyola, 1996.


Etimologicamente Teologia é a combinação de Theós + logia significando Deus mais ciência respectivamente. Assim a teologia pode ser entendida como o exercício de pensar e falar sobre Deus. Pode ser considerada ciência porque precisa da racionalidade, mas depende da fé tendo Deus como centro de tudo.

Contudo, o termo teologia não teve sempre este significado. Sua origem semântica não é bíblica, mas representa a expressão ‘palavra de Deus’ tanto utilizada nas escrituras. Surpreendentemente o termo tem suas origens no mundo pagão grego. Sempre se referindo a deuses e sua presença até exprimir a o sentido de ciência das coisas divinas. O termo teólogo se referia a pessoas que discursavam sobre os deuses. 

Depois de sofrer variações no uso e significado através dos períodos da Igreja, como a escolástica, onde não se firmara como sinônimo de estudo religioso, o termo teologia foi então aceito posteriormente como é atualmente.

Um forte meio de comunicação da teologia é por meio de símbolos e alegorias que procuram expressar a fé para o ser humano como um todo e não apenas religiosamente. Este é um dos aspectos fascinantes da teologia por sua forma acessível e abrangente.

A teologia faz parte da intelecção humana. Este precisa pensar em Deus e o faz naturalmente. Então a teologia se define como reflexão crítica sobre a inteligência da fé. Inteligência essa que é observada por pensadores da fé na patrística, escolástica e modernidade como meio de entender e sentir a fé. A fé se reforça pelo conhecimento e aí está a função da teologia em satisfazer a inteligência.

A fé é o fundamento condicional para fazer teologia. Pela fé transmitida pela pregação da Igreja, o teólogo tem acesso a Deus que é o objeto de estudo da teologia. Esta tem a missão de transmitir em linguagem a fé vivida pela Igreja servindo a mesma para consolidação da verdade como sua mensagem libertadora ao mundo.

O teólogo encontra na Igreja o ambiente onde se expressa a fé como revelação de Deus. Por isso a teologia não pode acontecer de forma isolada ou fora do corpo de Cristo. Através da comunhão as experiências acontecem e o teólogo a partir dessas manifestações de fé ensinar sobre a mesma para o rebanho.

  

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