Cinco votos para obter poder espiritual - AW Tozer

Adquira o livro Cinco votos para obter poder espiritual na Amazom O livro "Cinco Votos para Ter Poder Espiritual" de A.W. Tozer apresenta um esquema de cinco votos fundamentais que devem ser feitos por aqueles que desejam experimentar um poder espiritual maior em suas vidas. O esquema do livro é apresentado da seguinte maneira: 1. Voto de Negligenciar a Cultura Mundana Este voto enfatiza a necessidade de se separar do mundo, sua mentalidade e suas práticas, a fim de buscar uma vida piedosa e centrada em Deus. 2. Voto de Ser Estritamente Confiável Este voto enfatiza a importância de ser uma pessoa confiável e fiel em todas as áreas da vida, tanto nas pequenas tarefas quanto nas grandes responsabilidades. 3. Voto de Ser Inquestionavelmente Puro Este voto enfatiza a necessidade de se viver em pureza moral e evitar qualquer forma de impureza sexual ou imoralidade. 4. Voto de Ser Totalmente Verdadeiro Este voto enfatiza a importância de viver uma vida de integridade e sinceridade

A ação Humanizadora do Espírito Santo

A ação humanizadora do Espírito Santo

CÉSAR, Ely E. Barreto. A ação humanizadora do Espírito Santo, São Paulo, Editora Aste (p. 11-85).


No contexto brasileiro a palavra espírito tem o sentido de algo não material e abstrato. O termo neotestamentário para espírito é pneuma, que significa sopro ou vento. Então o Espírito é primeiramente o sopro de vida.
O Espírito Santo marca o início do ministério de Jesus na terra, o acompanha até a cruz e após a ressurreição é doado aos que creem em Jesus. O Espírito é o “agente relacionador entre Deus e os homens”, é a eterna presença de cristo e a “respiração da Igreja” pois sem o Espírito não existe cristão e não existe Igreja.
A Igreja é renovada e motivada a praticar o evangelho através do Espírito Santo que age no interior de cada pessoa, redimindo-a com a graça e misericórdia de Deus.
Quem recebe o dom do Espírito, primeiramente um(a) cristão(ã) e depois é cheio do Espírito sendo impulsionado para um forte relacionamento com Deus (vertical) e com o próximo (horizontal) continuando a obra consumada na cruz de Cristo. A presença do Espírito no meio dos cristãos hoje é uma manifestação antecipada herança celestial que receberemos na vinda de Cristo.
O Espírito de Deus guia a Igreja e evangeliza através dela, então a Igreja é o instrumento do Espírito e este a força da igreja, e quem dá vida ao corpo de Cristo.
 O homem e a mulher carnal, ou seja, natural, recebem a presença de Cristo através do Espírito Santo, sendo vivificados por Deus. Este dom de Deus faz parte da obra de redenção em salvar o mundo. O desejo de Deus é se comunicar com a humanidade e revelar seu plano de salvação, como no pentecostes, quando o Espírito se manifestou através de servos de Deus evangelizando pessoas de muitas nações e línguas diferentes. Então através do dom do espírito a Igreja é dinamizada a evangelizar o mundo.
O ser humano vive a ambiguidade de ser carnal e espiritual, mas quando é redimido por Deus e recebe o dom do Espírito encontra forças para ser mais espiritual. Esta bênção é recebida pela fé em Cristo, como um “sinal” ou “primícia” do que haverá no reino dos céus. A função dos redimidos hoje é sinalizar a presença do Deus Justo, amoroso e pacífico para outros também receberem a graça de Deus.
O Espírito de Deus é criador de tudo e manifesta em todo tempo e lugar o seu amor. Tudo o que transmite vida, amor e paz é fruto da atividade do Espírito no interior do homem. Na Igreja o Espírito encontra plena liberdade para agir, sendo ela uma comunidade sem barreiras para alcançar o próximo no amor do Senhor que se revela ao mundo através do seu povo.
O Espírito conduz ao Cristo ressuscitado eleva o crente a conduzir outros para Deus. Através do Espírito o homem e a mulher são guiados à verdade de Deus, recebendo-a como revelação e atualização da obra de Cristo no mundo de hoje.
A vida e a verdade recebidas de Cristo pelo seu Espírito, tornam os homens mais plenos, completos e mais humanos a exemplo de Jesus, solidarizando-se com o próximo no dia-a-dia.
A Igreja, como conhecedora e meio de revelação da verdade ao mundo, não pode querer moralizar o homem, mas o ensinar. Também não deve promover o humanismo social sem referência evangelística a Cristo. É preciso muita vigilância quanto ao propagandismo de querer que outros sigam nossos métodos e perfil eclesiástico. A verdadeira missão de Deus conduz o homem e suas estruturas sociais ao Cristo-Espírito que é a origem, o destino e o conteúdo da missão.
No pentecostes nasceu a igreja e esta conheceu a Cristo de uma nova forma através do espírito, sendo impelida a fazer missão. Mas a missão é de Deus e a Igreja participa dessa missão como resultado da dinâmica do Pneuma. Para haver renovação as estruturas eclesiásticas não podem ser estáticas e devem estar abertas a ação do Espírito, como a igreja primitiva que tinha sua organização institucional sob a orientação Divina.
Ao ser capacitado com crismas, o cristão deve dizer sim ao chamado missionário que tornará útil o seu dom para o Reino de Deus na sociedade. O Espírito concede o dom mas a resposta positiva à missão deve partir do homem. A Igreja recebe do Espírito os dons necessários para o cumprimento da missão no mundo. Estes carismas adequam a comunidade a servir a Deus de acordo com as necessidades que a rodeiam, demonstrando as “primícias” e o “penhor” de Deus àquele que crê até que venha a plenitude do reino de Deus.
O Espírito cria, sustenta e renova a igreja, mantendo a comunhão no povo de Deus num processo permanente de revitalização “até que” todos cheguem à unidade da fé (Efésios 4: 7-13).
O novo testamento não descreve uma igreja uniforme e demonstra a diversidade de ministérios, culturas e opiniões, mais destacadamente entre cristãos-judeus e cristaos-helenistas. Essa diversidade proporcionou a expansão missionária a diferentes lugares e culturas, provando o amor de Deus pelas etnias e a dinâmica do Espírito em usar o cristão dentro de sua cultura e realidade social, onde cada um de sua forma coopera para a missão de Deus.
Havia na Igreja primitiva uma intensa franqueza para com Deus e com o próximo e um culto que expressava um sentimento real de cada um e da comunidade. Embora não houvesse uniformidade, era um grupo bem unido, um grupo cooperava com o outro e cada um cumpria seu ministério para o crescimento de todo o corpo edificado na verdade.
O fato de não haver uniformidade não é motivo de ruptura, pois a verdadeira união acontece na diversidade que dá a todos a oportunidade de se completarem com suas diferenças.
Diante de tanto sectarismo hoje é importante concluir que o Espírito Santo guia a Igreja a somente uma verdade, então o principal fruto de uma verdadeira renovação espiritual é a unidade consequente do trabalho de todo o corpo em uma mesma missão.  


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