Prega a Palavra de Karl Lachler

Confira o livro Prega a Palavra de Karl Lachler na Amazon Karl Lachler  é um autor que desempenhou um papel significativo no cenário religioso brasileiro.  Foi missionário durante   32 anos   no Brasil. Ele colaborou na implantação de igrejas, incluindo a   Primeira Igreja Batista de Fernandópolis   e a   Segunda Igreja Batista de São José do Rio Preto .   Além disso, ele foi um dos pastores fundadores da   Primeira Igreja Batista de Atibaia.   Lachler também lecionou na   Faculdade Teológica Batista de São Paulo   por   18 anos . Seu compromisso com a pregação expositiva e o ensino da Palavra de Deus é evidente em sua obra. Um de seus livros notáveis é   “ Prega a Palavra: Passos Para a Pregação Expositiva ” .   Neste livro, ele oferece orientações valiosas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficaz, destacando a importância da pregação expositiva e fornecendo uma metodologia prática para os pregadores . Este livro é uma obra útil para seminaristas, iniciantes no ministério

Papas imperadores

Papas Roma

Em 919, o estado e a Igreja começam a sofrer a consequência da falta de poder centralizador.
Henrique I veio a ser o imperador durante o período de 919 a 936, utilizando estratégias (religião e cultura) para confirmar seu império. Usava da caridade para alcançar o povo e influenciou o filho na vida religiosa para ter benefícios no futuro. Este ainda casou-se, separou-se e casou-se novamente visando benéficos próprios, inclusive o acesso de seu filho Otto I ao poder.
Otto no intuito de centralizar o poder numa visão carolíngia rebaixou o poder dos duques tribais e concedeu um poder temporal aos bispos, visando atreves desta paridade, a soberania. Otto sempre se empenhou em conseguir o reconhecimento do papa de sua autoridade para assim obter o controle sobre o episcopado. Este conseguiu através de brechas deixadas pelos desvios comportamentais existentes na igreja.
Entre império e igreja havia disputa de poder, troca de favores e consequentemente: inversão de valores.
A cristianização da Europa entre o século X e XI era baseada na tradição romana e na tradição ortodoxa (Rússia).
Otto I, conseguiu sacralizar o poder imperial, fazendo assim que sua coroação fosse muito mais um sacramento do que um cerimonial. Com isto o imperador confirmou seu poder religioso por gerações. Mais tarde seu neto Otto III mudou-se para Roma e posteriormente Henrique III com o poder obtido pode depor três papas e nomear Clemente II.

Reforma dos conventos

 Podemos constatar que na Europa faltava vivência cristã. Quando surgiu o movimento clunicicense onde tinha como primazia obediência irrestrita à regra monástica original, que tinha como a regra maior o afastamento piedoso do mundo. Houve o surgimento de vários mosteiros durante o movimento reformista que encontrou a cúria romana onde Leão IX foi papa.
Constantinopla jamais aceitara a primazia que era repetida por Roma e tinha como para Miguel Cerulário que excomungou os seguidores, e foi este o primeiro grande cisma da igreja.
Em 1058, Humberto da Silva Cândido formulou os escrito Advers Simoniacos (É o individuo que aceita ou paga dinheiro em troca de um ministério eclesiástico) e definiu Miguel como herege.
Para Humberto a igreja tem que ser separa de livre. Queria também erradicar da fé cristã o paganismo que no fundo entrara desde o dia de Constantino.

Revolução Papal

 A reforma foi concretizada por Gregório VII que soube esperar até 1075, onde foi dado poder ao papa de delegar e ligar. Consequentemente o poder papal estava sobre o mundo.  Tendo assim à volta do monasticismo que transformara o mundo em um grande convento.
Henrique IV em Milão indicou o novo bispo e os adeptos de Gregório que por sua vez foi excomungado, pois o papa só poderia ser sagrado com a autorização imperial e Gregório em 1076 excomungou Henrique e libertou todos os seus súditos e o proibiu de governar por haver se voltado contra a igreja.
Pela primeira vez um papa destituiu um rei e assim foi dessecralizado o reinado, onde em 1077 o povo já não mais apoiava Henrique IV.


Comentários