Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Papas imperadores

Papas Roma

Em 919, o estado e a Igreja começam a sofrer a consequência da falta de poder centralizador.
Henrique I veio a ser o imperador durante o período de 919 a 936, utilizando estratégias (religião e cultura) para confirmar seu império. Usava da caridade para alcançar o povo e influenciou o filho na vida religiosa para ter benefícios no futuro. Este ainda casou-se, separou-se e casou-se novamente visando benéficos próprios, inclusive o acesso de seu filho Otto I ao poder.
Otto no intuito de centralizar o poder numa visão carolíngia rebaixou o poder dos duques tribais e concedeu um poder temporal aos bispos, visando atreves desta paridade, a soberania. Otto sempre se empenhou em conseguir o reconhecimento do papa de sua autoridade para assim obter o controle sobre o episcopado. Este conseguiu através de brechas deixadas pelos desvios comportamentais existentes na igreja.
Entre império e igreja havia disputa de poder, troca de favores e consequentemente: inversão de valores.
A cristianização da Europa entre o século X e XI era baseada na tradição romana e na tradição ortodoxa (Rússia).
Otto I, conseguiu sacralizar o poder imperial, fazendo assim que sua coroação fosse muito mais um sacramento do que um cerimonial. Com isto o imperador confirmou seu poder religioso por gerações. Mais tarde seu neto Otto III mudou-se para Roma e posteriormente Henrique III com o poder obtido pode depor três papas e nomear Clemente II.

Reforma dos conventos

 Podemos constatar que na Europa faltava vivência cristã. Quando surgiu o movimento clunicicense onde tinha como primazia obediência irrestrita à regra monástica original, que tinha como a regra maior o afastamento piedoso do mundo. Houve o surgimento de vários mosteiros durante o movimento reformista que encontrou a cúria romana onde Leão IX foi papa.
Constantinopla jamais aceitara a primazia que era repetida por Roma e tinha como para Miguel Cerulário que excomungou os seguidores, e foi este o primeiro grande cisma da igreja.
Em 1058, Humberto da Silva Cândido formulou os escrito Advers Simoniacos (É o individuo que aceita ou paga dinheiro em troca de um ministério eclesiástico) e definiu Miguel como herege.
Para Humberto a igreja tem que ser separa de livre. Queria também erradicar da fé cristã o paganismo que no fundo entrara desde o dia de Constantino.

Revolução Papal

 A reforma foi concretizada por Gregório VII que soube esperar até 1075, onde foi dado poder ao papa de delegar e ligar. Consequentemente o poder papal estava sobre o mundo.  Tendo assim à volta do monasticismo que transformara o mundo em um grande convento.
Henrique IV em Milão indicou o novo bispo e os adeptos de Gregório que por sua vez foi excomungado, pois o papa só poderia ser sagrado com a autorização imperial e Gregório em 1076 excomungou Henrique e libertou todos os seus súditos e o proibiu de governar por haver se voltado contra a igreja.
Pela primeira vez um papa destituiu um rei e assim foi dessecralizado o reinado, onde em 1077 o povo já não mais apoiava Henrique IV.


Comentários