Prega a Palavra de Karl Lachler

Confira o livro Prega a Palavra de Karl Lachler na Amazon Karl Lachler  é um autor que desempenhou um papel significativo no cenário religioso brasileiro.  Foi missionário durante   32 anos   no Brasil. Ele colaborou na implantação de igrejas, incluindo a   Primeira Igreja Batista de Fernandópolis   e a   Segunda Igreja Batista de São José do Rio Preto .   Além disso, ele foi um dos pastores fundadores da   Primeira Igreja Batista de Atibaia.   Lachler também lecionou na   Faculdade Teológica Batista de São Paulo   por   18 anos . Seu compromisso com a pregação expositiva e o ensino da Palavra de Deus é evidente em sua obra. Um de seus livros notáveis é   “ Prega a Palavra: Passos Para a Pregação Expositiva ” .   Neste livro, ele oferece orientações valiosas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficaz, destacando a importância da pregação expositiva e fornecendo uma metodologia prática para os pregadores . Este livro é uma obra útil para seminaristas, iniciantes no ministério

João Wesley, o Evangelista: Francis Gerald Ensley

 livro João Wesley o evangelista

João Wesley, o Evangelista: Francis Gerald Ensley, compre o livro ou e-book na AMAZON.

Nesse livro vemos o amor que John Wesley tinha por almas, o coração dele queimava por vidas, ele amava a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a sua própria vida.

Ele nos ensina o tempo todo que evangelizar é uma ação do amor, sem amor não tem como evangelizar, porque evangelizar é estar com pessoas de todos os tipos, com todas as diversas dificuldades, sem nenhum tipo de discriminação, John amava as almas e cuidava.

“Quando o cristão e a Igreja estão fechados em si mesmos, impedem as possibilidades transformadoras da graça divina. Na medida em que nos abrimos a Deus, ao próximo, à evangelização e a missão, há uma contínua novidade de vida oriunda do Espirito que nos alcança."

Uma das causas às quais o pai do Metodismo entregou-se, além da evangelização, foram a educação popular, a filantropia, a reforma social, a emancipação do negro e a paz mundial. John sempre foi convencido de que o pecado é a raiz dos males da vida e sabia que o ser humano podia ser salvo.

Falando um pouco sobre a vida de oração de Wesley, ele cria em um Deus perto, bem perto, ele conta que já orou e a chuva cessou, as nuvens escondeu o sol escaldante que iria atrapalhar as pessoas a ouvir seus sermões, já orou dentro de seu barco e Deus os levou a salvo para terra, orou pelo seu cavalo coxo e o cavalo melhorou, Wesley não acreditava no acaso. Wesley evangelizava com muito ardor pois ele foi evangelizado, ele cria em um Deus que ama a humanidade, em um Deus que é amor e o que ele mais queria era passar para as pessoas esse amor.

Wesley teria concordado com Moody em que ser cristão não exige muito da pessoa, exige tudo. Wesley sempre concordou que a salvação é mais do que uma mera resposta a um chamado. É mais do que o perdão dos pecados. Ela deve levar à santificação. João Wesley nunca se cansava de dizer as suas sociedades vacilantes que elas nunca prosperariam enquanto não pregassem e avançassem da conversão à santificação. Aos olhos de Wesley, nada substitui o amor. Ele louvava a harmonia em sua organização, no entanto, a única unanimidade que ele exigia era a do coração, ele praticou o amor que pregava através do seu recolhimento de roupas para os pobres, sua doação de remédios, e seu cuidado pessoal para com os desamparados.

Wesley em seus sermões sempre falava sobre a salvação do corpo, falava em dietas e higiene, pregava um evangelho de boa saúde. Incluía a medicina em seus sermões. A salvação que pregava era para todos. Sua doutrina era selada com a graça universal: todo ser humano pode ser salvo. Ele sempre creu que Deus poderia aquecer corações frios como gelo e fazer rios caudalosos banhar regiões secas e estéreis.

Wesley em um dos seus diários falando sobre o amor:

Não permita que o amor o visite como um visitante em trânsitos. Mas que ele seja o tempero constante de sua alma. Veja que seu coração esteja chego em todas as épocas e em todas as ocasiões com benevolência real e jamais fingida, não somente àqueles que o amam, mas para com todos. Deixe o amor palpitar em seu coração, faiscar em seus olhos, brilhar em todas as suas ações. Quando quer que você abra seus lábios, faça-o com amor, e coloque na língua a lei da bondade.

Na minha opinião Wesley foi e é conhecido como “O Evangelista” pela sua forma de amar, ele falava do amor de Deus da forma que ele sentia esse amor, ele passava para as pessoas o que ele realmente sentia e que ele via de Deus,  e interessante que para Wesley a salvação das almas era o termômetro do sucesso.

O evangelismo envolve tanto a busca de novos membros para a igreja, quanto o seu cultivo.

 Wesley dizia: “Gosto muito de uma sala confortável, de uma almofada macia, de um púlpito bonito; mas onde está o meu zelo se não desprezar tudo isto para salvar mais uma alma?”

Wesley disso isso quando descobriu que os cultos ao ar livre era uma ótima estratégia para alcançar as pessoas, para ele a forma mais característica de levar o evangelho ao povo de seus dias era o que ele chamava de “pregação no campo” o nosso conhecido culto ao ar livre.

Wesley nos dia que tinha quatro anseios em cada sermão:

Convidar – concitar seus ouvintes de maneira conciliadora a atender à sua mensagem.

Convencer – sobre a verdade do evangelho.

Oferecer a Cristo – não como uma figura teológica, mas como uma resposta à necessidade particular do homem.

Construir – deixar que as pessoas fossem se sentindo melhor, ele não se aproximava de suas congregações com o humor dispéptico de alguns evangelistas. “Não é possível que aquele que está fechado às razões do amor, obedeça a Deus pelo medo” dizia ele.

No que diz respeito  aos seus métodos homiléticos, diversos itens são dignos de nota:

A – Ele baseava seu sermão na Bíblia;

B – Escrevia seus sermões por completo, e depois pregava de improviso;

C – Sua pregação era em forma de conversa;

D – Ele se esforçava por manter todo o culto dentro do período de uma hora;

E – Ele dependia menos de um grande esforço do que do feito acumulativo de muitos sermões;

F – Ele empregava o cântico em conjunto para reunir a multidão, criar o clima e reforçar a mensagem.

Considere agora a pressão emocional de seus trabalhos. Tudo nele tendia a louvar ao Senhor porque estava sob controle quádruplo:

Por uma consciência aguda do tempo – ele controlava o seu tempo, do mesmo modo como fazia com o dinheiro.

Por uma consciência sensível à Bíblia – Com Wesley as exuberâncias da evangelização sempre foram reprimidas por uma consciência escrupulosa.

Por um senso comum crítico – Ele acreditava que a religião cristã é baseada na razão e que renunciar ao raciocínio é o mesmo que renunciar à religião.

Pelas regras do bom-bom – Wesley foi criado nas tradições educadas da Igreja Anglicana.

A vitalidade de Wesley era mais que física; seu maravilhoso vigor corporal vinha de um poder espiritual surpreendente.

Ao ponderarmos sobre a magnitude de Wesley como um modelador de almas, e uma influência continua, o segredo parece ter sido a simetria de seus trabalhos.

“Existem dois movimentos básicos no pulsar do coração de João Wesley : o derramar do amor divino em si e a dádiva do seu amor em favor do próximo”.

 

Livros e e-books sobre John Wesley:


Bíblia de estudo John Wesley

A vida de John Wesley

João Wesley o Evangelista

Senhor, salva-me! John Wesley

João Wesley: Uma Introdução à Sua Vida e Pensamento

Susanna Wesley ea sua Influência na Vida de John Wesley

As marcas de um metodista: John Wesley

O Sermão do Monte: John Wesley

 

Comentários