Prega a Palavra de Karl Lachler

Confira o livro Prega a Palavra de Karl Lachler na Amazon Karl Lachler  é um autor que desempenhou um papel significativo no cenário religioso brasileiro.  Foi missionário durante   32 anos   no Brasil. Ele colaborou na implantação de igrejas, incluindo a   Primeira Igreja Batista de Fernandópolis   e a   Segunda Igreja Batista de São José do Rio Preto .   Além disso, ele foi um dos pastores fundadores da   Primeira Igreja Batista de Atibaia.   Lachler também lecionou na   Faculdade Teológica Batista de São Paulo   por   18 anos . Seu compromisso com a pregação expositiva e o ensino da Palavra de Deus é evidente em sua obra. Um de seus livros notáveis é   “ Prega a Palavra: Passos Para a Pregação Expositiva ” .   Neste livro, ele oferece orientações valiosas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficaz, destacando a importância da pregação expositiva e fornecendo uma metodologia prática para os pregadores . Este livro é uma obra útil para seminaristas, iniciantes no ministério

A responsabilidade da Igreja pela sociedade - NIEHBUR, H. Richard

 NIEHBUR, H. Richard

NIEHBUR, H. Richard. “A responsabilidade da Igreja pela sociedade”. Extratos do texto publicado no capitulo 5 de Latourette, Kenneth Scott (ed.). The Gospel, The World and the Church [O Evangelho, O Mundo e a Igreja]. Harper Bros, 1946. Tradução do inglês por Magali do Nascimento Cunha

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Pontos indispensáveis exposto pelo autor a respeito da igreja na sociedade, são elas:

 

1. RESPONSABILIDADE CRISTÃ

A responsabilidade requer a capacidade de prestar contas a alguma coisa ou a alguém, dentre muitos sinônimos de responsabilidade ressalto que, é ser um ser na presença de outros seres, desembocando em serviços e cuidados ao próximo. Responsabilidade cristã não é igual à de políticos, onde as pessoas depositam em sua pessoa o voto de confiança para representar os seus interesses nos lugares públicos, requerendo dele soluções. A responsabilidade cristã vincula-se à prestação de contas a Deus, que requer de nós uma posição responsiva ao que fomos chamados, principalmente no que tange a preservação do mundo. Não esquecendo que Deus é o Senhor de tudo, pois responderemos ao Deus-em-Cristo e ao Cristo-em-Deus.

 

2. A IGREJA COMO INSTITUIÇÃO REFERENCIAL

Estamos no mundo e temos nossas responsabilidades, não podemos estar alienados aos acontecimentos em nossa volta. A igreja tem sua responsabilidade moral, pois os seus ensinamentos refletem na sociedade em geral. O Evangelho deve ser pregado e vivenciado em sua totalidade. Jesus ensinava e pregava acerca do Reino de Deus, mas também defendeu a causa dos necessitados, dos fracos e oprimidos, alimentado-os com pães e peixes. Já dizia Carlos Mesters quer saber se uma igreja é cheia do Espírito Santo é se dentro dela não tem nenhum necessitado. Esses serão bem-vindos do Pai, pois alimentou o faminto, deu água ao sedento, vestiu o nu e visitou os presos, acolheu os estrangeiros e visitou os doentes (Mt 25.34-40).

 

3. RESPONSABILIDADE COM O PRÓXIMO

A igreja deve viver na esfera terrestre, e a humanidade é alvo da graça salvadora de Cristo, tanto que Deus expressa a sua vontade em João 3.16 ao dizer que o amor de Deus é tão grande que enviou o seu único Filho para salvar a humanidade, e não condenar. Muitas vezes, para isentarmos de nossas responsabilidades, justificamos a nossa inércia, queremos ajudar o que está próximo de nós, ou dentro de nossa comunidade, esquecemos que a responsabilidade ela é universal. A igreja tem que responder em todas as esferas e principalmente na área social, ser “espiritual” implica em ser solidário nas necessidades dos outros.

 

4. IGREJA MUNDANA

Abordaremos dois tipos de igrejas; a primeira é a igreja mundana, em que ela pensa em si mesma, preocupada com o conceito humano do que com o julgamento divino, busca o reconhecimento do que apontar Deus como a fonte de toda a bondade. Bérgson expressou seu pensamento da seguinte forma: afirmando que a religião defensiva é conectada com sociedades fechadas. Torna-se irresponsável no sentido cristão já que substitui homens por Deus, preocupando em prestar contas aos homens de seus serviços realizados do que a Deus. Igrejas julgam-se portadoras tanto das bênçãos como das maldições.

 

5. IGREJA ISOLADA

O segundo tipo de igreja é a igreja isolada. O isolacionismo aparece quando a igreja busca responder a Deus-em-Cristo, mas o faz para si mesma, e credita aos que vivem no “mundo” como preocupando com Deus, julgando estar além dos limites da santidade. Vê no mundo secular o adversário da Igreja Cristã, e que devem ser evitadas pois são pecaminosas, e a igreja por outro lado é o agregado dos salvos, a arca da salvação, segundo o autor não é injusto chamar esta religião de santidade de irresponsável, pois rejeita o “mundanismo” e o mundo, sendo assim isola-se de suas responsabilidades sociais. Esse pensamento do isolacionismo foi forte no cristianismo do segundo século, pois interpretavam nas Epistolas, no Didaquê e em outros escritos o mandamento de não amar o mundo nem as coisas que estão no mundo, a fim de separar o religioso da cultura e do político.    

 

6. IGREJA QUE CUMPRE O EVANGELHO

Responsabilidade com o Deus vivo implica em conscientizar das necessidades urgentes do nosso próximo. A Igreja responde ao Cristo-em-Deus ao ser pastora diante da sociedade, que busca os perdidos, é amiga dos publicanos e pecadores, dos pobres e desesperados, exemplos tivemos no passado de lideres do movimento do evangelho social foram pastores cuja preocupação por pessoas que moravam nas favelas, pobres, prisioneiros e doentes, atacando as raízes sociais da miséria humana.

 

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