Perguntas difícies da Bíblia

  Livros de Perguntas Bíblicas na Amazon Existem coisas que a Bíblia não tem resposta clara, mas podemos entender de forma equilibrada (confira Deuteronômio 29.29). Perguntas e respostas da Bíblia: 1. Qual a diferença entre a alma e o espírito? R: A Bíblia não aborda diretamente essa diferença de forma explícita, por isso é um assunto que gera diferentes interpretações entre os teólogos. 2. Por que Deus permite o sofrimento no mundo? R: A questão do sofrimento é complexa e pode ser abordada de diferentes maneiras dentro da teologia. Alguns argumentam que o sofrimento é consequência do pecado e da queda da humanidade, enquanto outros apontam para o livre arbítrio como uma possível causa. 3. Como conciliar a onisciência de Deus com o livre arbítrio do ser humano? R: Novamente, essa é uma questão complexa e há diferentes interpretações teológicas. Alguns acreditam que Deus conhece todas as possibilidades, mas permite que o ser humano faça suas próprias escolhas. 4. Quem escreveu o livro

CONCEITO DE TEOLOGIA

LIBÂNIO, João Batista. & MURAD, Afonso. Introdução à Teologia, Perfil, Enfoques e Tarefas. São Paulo: Loyola, 1996.


Etimologicamente Teologia é a combinação de Theós + logia significando Deus mais ciência respectivamente. Assim a teologia pode ser entendida como o exercício de pensar e falar sobre Deus. Pode ser considerada ciência porque precisa da racionalidade, mas depende da fé tendo Deus como centro de tudo.

Contudo, o termo teologia não teve sempre este significado. Sua origem semântica não é bíblica, mas representa a expressão ‘palavra de Deus’ tanto utilizada nas escrituras. Surpreendentemente o termo tem suas origens no mundo pagão grego. Sempre se referindo a deuses e sua presença até exprimir a o sentido de ciência das coisas divinas. O termo teólogo se referia a pessoas que discursavam sobre os deuses. 

Depois de sofrer variações no uso e significado através dos períodos da Igreja, como a escolástica, onde não se firmara como sinônimo de estudo religioso, o termo teologia foi então aceito posteriormente como é atualmente.

Um forte meio de comunicação da teologia é por meio de símbolos e alegorias que procuram expressar a fé para o ser humano como um todo e não apenas religiosamente. Este é um dos aspectos fascinantes da teologia por sua forma acessível e abrangente.

A teologia faz parte da intelecção humana. Este precisa pensar em Deus e o faz naturalmente. Então a teologia se define como reflexão crítica sobre a inteligência da fé. Inteligência essa que é observada por pensadores da fé na patrística, escolástica e modernidade como meio de entender e sentir a fé. A fé se reforça pelo conhecimento e aí está a função da teologia em satisfazer a inteligência.

A fé é o fundamento condicional para fazer teologia. Pela fé transmitida pela pregação da Igreja, o teólogo tem acesso a Deus que é o objeto de estudo da teologia. Esta tem a missão de transmitir em linguagem a fé vivida pela Igreja servindo a mesma para consolidação da verdade como sua mensagem libertadora ao mundo.

O teólogo encontra na Igreja o ambiente onde se expressa a fé como revelação de Deus. Por isso a teologia não pode acontecer de forma isolada ou fora do corpo de Cristo. Através da comunhão as experiências acontecem e o teólogo a partir dessas manifestações de fé ensinar sobre a mesma para o rebanho.

  

Comentários