Vocabulário do Latim para textos

Confira dicionários de Latim na Amazon Existem frases e expressões do Latim que enriquecem textos, principalmente eruditos, usam com frequência para embelezar o texto. Por isso é importante ter uma lista que ajude a identificar o significado. Frases do Latim: 1. Carpe diem - aproveite o dia 2. Cogito, ergo sum - penso, logo existo 3. In vino veritas - no vinho está a verdade 4. Veni, vidi, vici - vim, vi, venci 5. Et tu, Brute? - E tu, Brutus? 6. Ad infinitum - até ao infinito 7. Alea jacta est - a sorte está lançada 8. Amor vincit omnia - o amor conquista tudo 9. In hoc signo vinces - com este sinal vencerás 10. Per aspera ad astra - através das dificuldades até às estrelas 11. Memento mori - lembra-te que irás morrer 12. Annuit coeptis - aprovações dos nossos projetos 13. Et al. - e outros 14. Ad hoc - para este fim específico 15. Ad nauseam - até ao ponto de náusea 16. Mea culpa - minha culpa 17. Terra incognita - território desconhecido 18. De f

Dons e Ministérios: fontes e desafios

dons e ministérios

JOSGRILBERG, Rui e REILY, D.A. Dons e Ministérios: fontes e desafios. Piracicaba: Agente da Missão, 1991(p.11-54)

A Igreja de Jesus Cristo é fundamentada na Trindade, o maior exemplo de serviço e solidariedade para com o próximo. Seguindo este exemplo, a Igreja existe para servir e tudo que ela faz deve ser ministério.
O Espírito Santo concede à Igreja os dons para o exercício de ministérios, o objetivo dos dons é o serviço, então não existe ministério sem o dom. Estes carismas capacitam pessoas diferentes para exercer ministérios diferenciados, num clima de solidariedade e apoio mútuo.
Todos os crentes, leigos (as), líderes, pastores (as), independente de idade, raça, sexo, classe social ou nacionalidade, têm dons e ministérios com o objetivo de se completarem e cuidarem uns dos outros como pastores. A Igreja existe para servir.
O corpo de Cristo continua o ministério de Jesus no mundo como presença do Deus encarnado na terra, tendo a responsabilidade de falar suas palavras e fazer suas obras. Como parte deste corpo a Igreja Metodista não se afirma sabedora de tudo, mas situa-se numa caminhada, aprendendo e aplicando no dia-a-dia da missão.
O Deus trino e missionário, fonte de todo bem e de todo o saber, é o maior exemplo de missão e solidariedade. Criou o mundo e o deu ao homem e à mulher, continuou ajudando a humanidade através do seu Espírito e de sua palavra e ainda veio viver e conviver com o homem, morrendo pelo perdão de seus pecados.
Na adoração o cristão entra em comunhão com este Deus Triúno, sendo envolvido pelo Espírito solidário e o culto é o primeiro passo em direção ao serviço quando a pessoa se entrega para Deus.
Os dons são promessas de Deus e podem ser definidos com uma capacitação espiritual doada gratuitamente pelo Espírito de Deus para edificação do corpo de Cristo. E os ministérios são serviços realizados pela comunidade de fé, através dos dons recebidos. O ministério de Cristo no mundo acontece através do povo de Deus em diversos serviços.
No começo da igreja havia a ampla compreensão por parte de todos os de que cada um deles tinha um dom e ministério para exercer no mundo em nome de Jesus. Com o passar dos anos a Igreja passou a ser institucionalizada e como consequência disso, seus lideres restringiam os ministérios a poucos homens, excluindo mulheres e outros homens, que embora tivesse dons não encontravam espaço nessa igreja clerical.
A Igreja foi muito perseguida nos três primeiros séculos, encontrando um período maior de paz somente no final do terceiro século, então o centro dos cultos deixou de ser nos lares dos cristãos para ser num templo ou casa dedicada para cultos. Essa tranquilidade resultou em comodismo para muitos, entretanto surgiu o monaquismo como um protesto contra o conformismo dos cristãos. Os monges e monjas eram pessoas que tinham dons e queriam exercer ministérios, se purificando através de disciplina e abnegação, vivendo uma vida separada no deserto e sem nenhum luxo. O monaquismo contribuiu muito para a Igreja, embora tenha limitado a ação missionária de centenas de pessoas cheias de carismas.
Durante a idade média, a Igreja já tinha seus ministérios totalmente concentrados no claro e este limitado a homens. Mulheres só encontravam vez nos conventos e nos movimentos de protesto à hierarquia da Igreja que se fechava para os leigos, não conseguindo atender as necessidades do povo. Contudo várias mulheres que receberam o Carisma Divino não puderam ser contidas pelas regras da Igreja e fizeram muito pela obra de Deus, tanto quanto ou mais que muitos homens.
Através da reforma protestante, Martinho Lutero quis retornar as origens da Igreja de Cristo, rompendo com o clero romano, ensinando que a Igreja é o povo de Deus, que lhe presta e não assiste culto, podendo também compreende nas Escrituras e pregar o evangelho, seja homem ou mulher.
Embora incentivasse o serviço cristão para todos os leigos, Lutero não conseguiu se livrar do tabu de uma comunidade leiga dirigida por um clérigo, mas ensinou a doutrina bíblica do sacerdócio universal de todos os crentes e cria que todo serviço ou profissão parte de uma vocação divina. A principal abertura foi para o ministério feminino que na reforma, através do fim do celibato clerical, a esposa do pastor passou a exercer um ministério vital para a igreja protestante.
Quando surgiu o movimento metodista o ministério leigo era um fator inesperado, pois João Wesley tinha uma forte resistência a pregação leiga. Deus levantou homens como Tomás Maxfield para revelar a João Wesley este poderoso ministério.
Então houve abertura para todos pregarem impulsionados pelo Espírito missionário, porém havia um critério. Wesley interrogava a o candidato a pregador sobre sua vida e lhe perguntava: Tens graça? Tens dons? Tens frutos? Uma outra condição era a preparação através de estudos. Foi através dos ministérios leigos de homens e mulheres que o metodismo chegou aos lugares mais remotas da terra.
     A Igreja precisa estar sempre se renovando, e essa renovação nem sempre é uma idéia nova, mas um retorno às origens. A reforma da Igreja demonstrou isso inspirando outras reformas como o movimento metodista. Hoje a Igreja precisa estar atenta às suas necessidades de renovação a cada dia à luz da Bíblia e situada em seu contexto histórico.
     A redescoberta de uma Igreja ministerial foi a maior contribuição da reforma. Cada pôde aprender que é um sacerdote e um ministro do evangelho para abençoar o próximo sem burocracia ou hierarquia. Todos estão de igual modo para com Deus, cada um exercendo seu ministério através de dons diferenciados, mas todos unidos como um só corpo.

  

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