Dons e Ministérios: fontes e desafios

Teologia da Comunicação

RESENHA: Teologia da comunicação de Felicísimo Martinez Diez
Abaixo indico alguns pontos que o autor apresenta como elementos de aproximação entre comunicação e teologia e explique-os com suas palavras.
1.1 Toda a história da fé se constrói pela comunicação
Desde os patriarcas que comunicaram a tradição oral, passando pelos primeiros escritos em pedra e pergaminhos até á primeira imprensa e as artes, a fé sempre foi comunicada.
Quando Jesus se despedia de seus seguidores ordenou que fossem por todo o mundo pregando o evangelho. Isso é comunicação.

A comunhão é uma relação pessoal e para isso é preciso se comunicar com o próximo como Jesus ensinou através do amor.
Hoje os meios de comunicação de massa têm ocupado o espaço da comunicação pessoas e isso é um desafio para a teologia que precisa se comunicada de todos os meios, mas deve também ser vivida no âmbito pessoal.
1.2 A comunicação humana auxilia a Teologia
Através da comunicação humana se faz e se divulga a teologia. A Teologia da Comunicação não se ocupa de falar dos meios de comunicação e estes não são apenas instrumentos da Teologia.  Na verdade o laboratório de experiências onde a Teologia acontece é na relação comunicativa entre as pessoas.
O ser humano não existe para ser isolado, por isso precisa se comunicar e enquanto troca informações fala sobre a fé divulgando experiências e tradições. Essa divulgação interpessoal impede que a teologia se enclausure entre poucos indivíduos.
1.3 A eficácia comunicativa da Teologia
A linguagem social se recria a cada instante tornando difícil o trabalho de teólogos para comunicar sua mensagem de forma atual. O objeto de estudo da teologia origina-se na cultura judaico-cristã já bem distante da cultura atual da sociedade moderna. Por isso a Teologia busca meios de se comunicar de forma acessível.
Uma solução para o problema da atualização na comunicação foi a chamada Teologia Narrativa que conta histórias reais e presentes na vida das pessoas ligando-as à Teologia. Assim o teólogo deve ter cuidado para não usar muitos termos técnicos que não falem à realidade das pessoas.
1.4 A reflexão teológica sobre o fenômeno humano da comunicação
A relação comunicativa entre pessoas é alvo estudo da teologia. As pessoas precisam se comunicar. A teologia precisa ser comunicada. Logo as pessoas falam de teologia e esta se comunica às pessoas.
Contudo o interesse para a teologia é o quanto a fé se faz presente na comunicação. Deus comunica com a humanidade e almeja a comunhão entre as pessoas.  Um dos motivo que leva as pessoas a se comunicar é o discurso teológico.


Comentários