Prega a Palavra de Karl Lachler

Confira o livro Prega a Palavra de Karl Lachler na Amazon Karl Lachler  é um autor que desempenhou um papel significativo no cenário religioso brasileiro.  Foi missionário durante   32 anos   no Brasil. Ele colaborou na implantação de igrejas, incluindo a   Primeira Igreja Batista de Fernandópolis   e a   Segunda Igreja Batista de São José do Rio Preto .   Além disso, ele foi um dos pastores fundadores da   Primeira Igreja Batista de Atibaia.   Lachler também lecionou na   Faculdade Teológica Batista de São Paulo   por   18 anos . Seu compromisso com a pregação expositiva e o ensino da Palavra de Deus é evidente em sua obra. Um de seus livros notáveis é   “ Prega a Palavra: Passos Para a Pregação Expositiva ” .   Neste livro, ele oferece orientações valiosas sobre como pregar a Palavra de Deus de forma eficaz, destacando a importância da pregação expositiva e fornecendo uma metodologia prática para os pregadores . Este livro é uma obra útil para seminaristas, iniciantes no ministério

Teologia da Comunicação - Felicíssimo Martinez

teologia da comunicação

DIEZ, Felicíssimo Martinez, op. Teologia da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1998. Capítulo II. p. 45-71.

Compre o livro na AMAZON


Abaixo indico alguns pontos que o autor apresenta como elementos de aproximação entre comunicação e teologia e explique-os com suas palavras.

1.1 Toda a história da fé se constrói pela comunicação

Desde os patriarcas que comunicaram a tradição oral, passando pelos primeiros escritos em pedra e pergaminhos até á primeira imprensa e as artes, a fé sempre foi comunicada.
Quando Jesus se despedia de seus seguidores ordenou que fossem por todo o mundo pregando o evangelho. Isso é comunicação.

A comunhão é uma relação pessoal e para isso é preciso se comunicar com o próximo como Jesus ensinou através do amor.
Hoje os meios de comunicação de massa têm ocupado o espaço da comunicação pessoas e isso é um desafio para a teologia que precisa se comunicada de todos os meios, mas deve também ser vivida no âmbito pessoal.

1.2 A comunicação humana auxilia a Teologia

Através da comunicação humana se faz e se divulga a teologia. A Teologia da Comunicação não se ocupa de falar dos meios de comunicação e estes não são apenas instrumentos da Teologia.  Na verdade o laboratório de experiências onde a Teologia acontece é na relação comunicativa entre as pessoas.
O ser humano não existe para ser isolado, por isso precisa se comunicar e enquanto troca informações fala sobre a fé divulgando experiências e tradições. Essa divulgação interpessoal impede que a teologia se enclausure entre poucos indivíduos.

1.3 A eficácia comunicativa da Teologia

A linguagem social se recria a cada instante tornando difícil o trabalho de teólogos para comunicar sua mensagem de forma atual. O objeto de estudo da teologia origina-se na cultura judaico-cristã já bem distante da cultura atual da sociedade moderna. Por isso a Teologia busca meios de se comunicar de forma acessível.
Uma solução para o problema da atualização na comunicação foi a chamada Teologia Narrativa que conta histórias reais e presentes na vida das pessoas ligando-as à Teologia. Assim o teólogo deve ter cuidado para não usar muitos termos técnicos que não falem à realidade das pessoas.

1.4 A reflexão teológica sobre o fenômeno humano da comunicação

A relação comunicativa entre pessoas é alvo estudo da teologia. As pessoas precisam se comunicar. A teologia precisa ser comunicada. Logo as pessoas falam de teologia e esta se comunica às pessoas.
Contudo o interesse para a teologia é o quanto a fé se faz presente na comunicação. Deus comunica com a humanidade e almeja a comunhão entre as pessoas.  Um dos motivo que leva as pessoas a se comunicar é o discurso teológico.

 

Comentários