Manto de Cristo - Lloyd C. Douglas

O Manto de Cristo é um romance histórico e religioso escrito por Lloyd C. Douglas , publicado originalmente em 1942. A obra gira em torno de Marcellus Gallio , um jovem centurião romano que  por punição política, é enviado à Palestina. Lá, ele participa da crucificação de Jesus e, por acaso, ganha sua túnica em um jogo de dados. A partir desse momento, Marcellus começa a sofrer crises emocionais e espirituais, sentindo-se profundamente perturbado pelo que presenciou e pelo estranho poder que o manto parece exercer sobre ele. Enquanto Marcellus tenta compreender o significado do manto e lida com uma crescente crise de fé e identidade. Ao longo do caminho, ele encontra personagens marcantes e é confrontado com os valores do cristianismo nascente, em contraste com os costumes decadentes do Império Romano. Movido por uma inquietação crescente, ele parte em uma jornada para descobrir quem foi Jesus. Ao lado de seu escravo e amigo Demétrio , Marcellus encontra discípulos e se...

Teologia da Comunicação - Felicíssimo Martinez

teologia da comunicação

DIEZ, Felicíssimo Martinez, op. Teologia da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1998. Capítulo II. p. 45-71.

Compre o livro na AMAZON


Abaixo indico alguns pontos que o autor apresenta como elementos de aproximação entre comunicação e teologia e explique-os com suas palavras.

1.1 Toda a história da fé se constrói pela comunicação

Desde os patriarcas que comunicaram a tradição oral, passando pelos primeiros escritos em pedra e pergaminhos até á primeira imprensa e as artes, a fé sempre foi comunicada.
Quando Jesus se despedia de seus seguidores ordenou que fossem por todo o mundo pregando o evangelho. Isso é comunicação.

A comunhão é uma relação pessoal e para isso é preciso se comunicar com o próximo como Jesus ensinou através do amor.
Hoje os meios de comunicação de massa têm ocupado o espaço da comunicação pessoas e isso é um desafio para a teologia que precisa se comunicada de todos os meios, mas deve também ser vivida no âmbito pessoal.

1.2 A comunicação humana auxilia a Teologia

Através da comunicação humana se faz e se divulga a teologia. A Teologia da Comunicação não se ocupa de falar dos meios de comunicação e estes não são apenas instrumentos da Teologia.  Na verdade o laboratório de experiências onde a Teologia acontece é na relação comunicativa entre as pessoas.
O ser humano não existe para ser isolado, por isso precisa se comunicar e enquanto troca informações fala sobre a fé divulgando experiências e tradições. Essa divulgação interpessoal impede que a teologia se enclausure entre poucos indivíduos.

1.3 A eficácia comunicativa da Teologia

A linguagem social se recria a cada instante tornando difícil o trabalho de teólogos para comunicar sua mensagem de forma atual. O objeto de estudo da teologia origina-se na cultura judaico-cristã já bem distante da cultura atual da sociedade moderna. Por isso a Teologia busca meios de se comunicar de forma acessível.
Uma solução para o problema da atualização na comunicação foi a chamada Teologia Narrativa que conta histórias reais e presentes na vida das pessoas ligando-as à Teologia. Assim o teólogo deve ter cuidado para não usar muitos termos técnicos que não falem à realidade das pessoas.

1.4 A reflexão teológica sobre o fenômeno humano da comunicação

A relação comunicativa entre pessoas é alvo estudo da teologia. As pessoas precisam se comunicar. A teologia precisa ser comunicada. Logo as pessoas falam de teologia e esta se comunica às pessoas.
Contudo o interesse para a teologia é o quanto a fé se faz presente na comunicação. Deus comunica com a humanidade e almeja a comunhão entre as pessoas.  Um dos motivo que leva as pessoas a se comunicar é o discurso teológico.

 

Comentários