Teologia de John Wesley

  A teologia de John Wesley é marcada pela praticidade e pela experiência religiosa, voltada para a espiritualidade e vida devocional com objetivo de evangelização. Escritor de dezenas de livros e centenas de sermões, seus textos inspiram milhares de livros, de autores de diversas correntes teológicas que se inpiram em sua mensagem. Um dos maiores pregadores avivalistas da história, John Wesley foi um dos homens mais ilustres reconhecidos no mundo. Sem dúvida alguma, todos os seus textos são recomendados.  Livros de John Wesley na Amazon

Nós e a Revelação

livro nós e a revelação

MARASCHING, G. Nós e a revelação, (p. 32-134)
O povo de Israel durante toda a sua história a revelação de Deus em muitos acontecimentos importantes. Essa história foi sendo transmitida de pais para filhos através de cânticos, orações, livros, narrativas orais e festas religiosas.
Os profetas destacaram para o povo as obras de Deus e os exortava. Eles não eram adivinhos, mas interpretes e representantes do Senhor, expressavam através de enigmas os oráculos divinos e revelavam para os homens quem é Deus. Os profetas eram homens missionários que tinham experiência de vida com Javé e através de seu relacionamento pessoal com Deus ensinavam o povo.
Quando Israel era escravo no Egito buscavam a Deus e viram que Deus os tinha como preferidos dele, então o Senhor começa a lhes enviar sua mensagem de salvação e liberta o seu povo do poder do Egito e da escravidão do pecado. Assim Deus interferiu na história de Israel salvando-o e mostrando seu poder ao mundo.
Durante o Êxodo Javé se revela a seu povo e lhes ensina a Sua vontade. O povo de Israel confiava no Senhor como o Criador de todas a coisas e que tem todo o poder para lhes salvar. Então Deus fez com eles uma aliança com muitas promessas e esperança de uma terra melhor. As promessas escatológicas vão se cumprindo no decorrer da história alimentando a cada dia a esperança de um final feliz. A exemplo de Israel é preciso hoje marchar em direção á promessa.
O ápice da revelação e o cumprimento das promessas Divinas aconteceram em Jesus Cristo o Deus-homem, que viveu com a humanidade e mudou a sua história. Jesus veio trazer libertação ao homem de toda dominação do mundo e através de seu viver ensinou a liberdade, pois não era impedido ou preso a coisa alguma.
Esse comportamento livre admirava os oprimidos da sociedade e espantava os opressores desta. Por fim Cristo mostra em seu poder de libertar até da morte, quando ressuscita dentre os mortos. A partir de então nasce a Igreja e os libertos por Jesus passam a reunir numa comunidade livre.
O novo testamento foi escrito por homens que se preocuparam em registrar o testemunho dos discípulos reunindo os fatos e palavras de Jesus. Porem, cada evangelista transmite em suas palavras as necessidades de sua comunidade bem como as suas convicções pessoais e foi isso que fez com que os quatro evangelhos tivessem ênfase e detalhes diferenciados.
Através de Jesus Cristo, Deus se revela plenamente ao mundo em todos os lugares e épocas. A sociedade de uma forma geral tem conhecimento de que Jesus é o filho de Deus. A Igreja porem é a comunidade daqueles que se dispuseram a fazer parte e trabalhar pelo Reino de Deus no mundo. Os cristãos são pessoas que se convertem a Cristo, deixando o pecado e procurando o bem pela palavra de Deus, então recebem o batismo como sinal desta fé e participam da Ceia do Senhor como símbolo da continuidade na fé.
No pentecostes a Igreja recebeu a plenitude do Espírito Santo como cumprimento da promessa de Jesus em não os deixar órfãos ou sós. Isso significava que Cristo estava presente no meio deles e conseqüentemente poderiam levar Cristo a outras pessoas do mundo anunciando o Reino de Deus aos homens.
Através do Espírito pessoas são convencidas a aceitarem a fé cristã deixando o egoísmo e aprendendo a compartilhar. O Espírito Santo mostra a atividade de Deus desde criar o mundo até a consumação deste através de sua livre ação independente da vontade humana.
O Espírito Santo se manifesta na vida do cristão em diversos dons e frutos, destacando-se o dom da profecia que ensina sobre o presente e o futuro comparando a vida com e sem Deus. Também o amor que é o principal fruto do Espírito, a exemplo de Jesus que amava com humildade, renuncia e serviço ao próximo.
Através do Espírito na vida da igreja, Deus alcança todo o mundo com o seu amor e esperança por um futuro melhor. A presença do Espírito traz conforto com sua tranqüilidade e incomodo pela sensibilidade ao ver os que sofrem.
Pensar que Deus se revela ao homem desperta a responsabilidade deste para se aproximar de Deus em resposta ao seu amor e também do próximo como fruto deste mesmo amor. Como na história da humanidade Deus revelou o seu amor, assim na história pessoal de cada um Deus mostra o seu poder em todos os momentos que perceba ou não, pois Deus faz parte da história do homem. 



Comentários