O
Concílio de Jerusalém foi uma importante reunião no início da igreja realizada por volta de 50 AD e é descrito em Atos 15.6-29. Ele relata que a
conferência foi realizada para lidar com a questão do requisito para a salvação
dos gentios. Este tema tinha sido levantada pelos judeus primeiro em Antioquia (Atos
14.26 - (Atos 15.01) e mais tarde em Jerusalém (Atos 15.3-5.) envolvidos
na longa discussão eram os apóstolos e os anciãos (Atos 15.6).
Nesta primeira reunião, Tiago parece ter sido o moderador. Isso desmente o que dizem ter sido Pedro o primeiro papa da igreja.
Estavam presentes:
-Pedro (Atos
15.7-11),
-Paulo e Barnabé (Atos 15.12, 22-26),
-Tiago,
irmão de Jesus (Atos 15,13-21).
Os
principais pontos acordados pelo conselho foram os seguintes:
1- Deus não faz distinção entre os crentes, judeus ou
gentios (Atos 15.09).
2- A salvação é pela graça mediante a fé (Atos 15.9-11).
3- Deus confirmou a sua aceitação de gentios através
de sinais e maravilhas (Atos 15.08, 12 ).
4- Inclusão dos gentios entre o seu povo era parte do
propósito divino revelado no Antigo Testamento ( Atos 15.15-18 ;
citando Amós 9. 11-12 ).
O
conselho também publicou uma lista (às vezes chamado de "o decreto").
Ele instruiu os cristãos gentios a abster-se de fornicação, idolatria, comer
animais que tinham sido estranguladas, e consumir sangue. (Os dois últimos
itens pertenciam à dieta assuntos que muito separados judeus de gentios) A
decisão foi enviada às igrejas de Antioquia, Síria e Cilícia ( Atos 15.23 ;
cf. Atos 16.04)
O
judaísmo de que o cristianismo surgiu foi uma religião legalista. pessoas
procuraram para ganhar o favor de Deus, observando cerimônias e manter leis.
Ele também ocupou a uma visão nacionalista que considerado Israel sozinho como
"o povo de Deus." Foi necessário não judeus desejando ser
identificado com Deus a submeter-se a circuncisão e a lei mosaica. Eles também
tinham a oferecer certos sacrifícios. Os primeiros cristãos em Jerusalém
parecem ter realizado pelo menos alguns destes pontos de vista, mesmo depois de
reconhecer Jesus como o Messias.
Atos
retrata uma série de eventos através da qual os antigos judeus atitudes
legalistas foram expostos:
-Estevão
questionou a visão Estreita religiosa que restrita presença de Deus, da
atividade e preocupação em Jerusalém (Atos 07.01).
-Felipe levou
samaritanos e um funcionário etíope, dois grupos que tinham apenas soltas
tradicionais ligações com o judaísmo, a fé em Jesus (Atos 8.01 ).
-Pedro
proclamou Jesus como Messias e Senhor a Cornélio, um bom tementes a Deus, mas
gentio incircunciso (Atos 10.01). Através deste incidente Pedro veio a
reconhecer que Deus não discrimina entre os povos (Atos 10.34-35).
A
óbvia vinda do Espírito Santo sobre Cornélio e sua casa (Atos 10.44), desde a
prova surpreendente da aceitação de Deus dos gentios. Isso não poderia ser
posto em dúvida até mesmo por membros da judaica, grupo pró-circuncisão que
testemunhou o evento (Atos 10.45-48) ou a quem mais tarde foi relatado (Atos 11.1-18).
A conversão de Cornélio foi citada por Pedro no conselho (Atos 15,7-11). Aceitação
de Deus de Cornélio poderia ter sido considerada como um caso excepcional por
rigorosos cristãos judeus. Este foi impossibilitada pela a conversão dos gregos
em Antioquia (Atos 11.20, NLT nota marginal) e do estabelecimento de uma igreja
racial e culturalmente mista em que cidade (ver Atos 13.01).
Além
disso, um grande número de gentios foram convertidos durante missionária de
Paulo viagem para a Ásia Menor sul-central (Atos 13-14 ). Registros de
atos que neste momento os cristãos judeus de Jerusalém veio a Antioquia e posto
em movimento a crise que tornou necessária a convocação do conselho. Sua
insistência de que os crentes gentios ser circuncidados e submeter à lei
mosaica exigia que eles, de fato, a ser judeus nacional, socialmente e
religiosamente, a fim de se tornarem cristãos. A igreja primitiva foi, assim,
confrontados com a necessidade de tornar clara a sua relação com o judaísmo e
da natureza da salvação que proclamou.
Em
Jerusalém, o Conselho estabeleceu a verdade de que a salvação é um dom gratuito
a ser recebido pela fé. Rejeitou esforço humano como um meio para alcançar a
salvação. Implicitamente, disse que o cristianismo não era para ser restrito a
qualquer particular, racial, nacional, cultural, ou grupo social. Conselho
afirmou cristãos a estar livre da obrigação de ganhar a salvação através de
cerimônias ou direito de manutenção. Ao mesmo tempo, ele reconheceu a
necessidade prática de conduta responsável e adequada. Cristãos são para ter em
conta a natureza moral de Deus e as sensibilidades e preocupações dos outros
cristãos.
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