Teologia de John Wesley

  A teologia de John Wesley é marcada pela praticidade e pela experiência religiosa, voltada para a espiritualidade e vida devocional com objetivo de evangelização. Escritor de dezenas de livros e centenas de sermões, seus textos inspiram milhares de livros, de autores de diversas correntes teológicas que se inpiram em sua mensagem. Um dos maiores pregadores avivalistas da história, John Wesley foi um dos homens mais ilustres reconhecidos no mundo. Sem dúvida alguma, todos os seus textos são recomendados.  Livros de John Wesley na Amazon

Primeiro concílio da Igreja

concílios da igreja


O Concílio de Jerusalém foi uma importante reunião no início da igreja realizada por volta de 50 AD e é descrito em Atos 15.6-29. Ele relata que a conferência foi realizada para lidar com a questão do requisito para a salvação dos gentios. Este tema tinha sido levantada pelos judeus primeiro em Antioquia (Atos 14.26 - (Atos 15.01) e mais tarde em Jerusalém (Atos 15.3-5.) envolvidos na longa discussão eram os apóstolos e os anciãos (Atos 15.6).
Nesta primeira reunião, Tiago parece ter sido o moderador. Isso desmente o que dizem ter sido Pedro o primeiro papa da igreja.

Estavam presentes: 
-Pedro (Atos 15.7-11), 
-Paulo e Barnabé (Atos 15.12, 22-26), 
-Tiago, irmão de Jesus (Atos 15,13-21). 

Os principais pontos acordados pelo conselho foram os seguintes:
1- Deus não faz distinção entre os crentes, judeus ou gentios (Atos 15.09).
2- A salvação é pela graça mediante a fé (Atos 15.9-11).
3- Deus confirmou a sua aceitação de gentios através de sinais e maravilhas (Atos 15.08, 12 ).
4- Inclusão dos gentios entre o seu povo era parte do propósito divino revelado no Antigo Testamento ( Atos 15.15-18 ; citando Amós 9. 11-12 ).
O conselho também publicou uma lista (às vezes chamado de "o decreto"). Ele instruiu os cristãos gentios a abster-se de fornicação, idolatria, comer animais que tinham sido estranguladas, e consumir sangue. (Os dois últimos itens pertenciam à dieta assuntos que muito separados judeus de gentios) A decisão foi enviada às igrejas de Antioquia, Síria e Cilícia ( Atos 15.23 ; cf. Atos 16.04)
O judaísmo de que o cristianismo surgiu foi uma religião legalista. pessoas procuraram para ganhar o favor de Deus, observando cerimônias e manter leis. Ele também ocupou a uma visão nacionalista que considerado Israel sozinho como "o povo de Deus." Foi necessário não judeus desejando ser identificado com Deus a submeter-se a circuncisão e a lei mosaica. Eles também tinham a oferecer certos sacrifícios. Os primeiros cristãos em Jerusalém parecem ter realizado pelo menos alguns destes pontos de vista, mesmo depois de reconhecer Jesus como o Messias.

Atos retrata uma série de eventos através da qual os antigos judeus atitudes legalistas foram expostos:
-Estevão questionou a visão Estreita religiosa que restrita presença de Deus, da atividade e preocupação em Jerusalém (Atos 07.01).
-Felipe levou samaritanos e um funcionário etíope, dois grupos que tinham apenas soltas tradicionais ligações com o judaísmo, a fé em Jesus (Atos 8.01 ).
-Pedro proclamou Jesus como Messias e Senhor a Cornélio, um bom tementes a Deus, mas gentio incircunciso (Atos 10.01). Através deste incidente Pedro veio a reconhecer que Deus não discrimina entre os povos (Atos 10.34-35).

A óbvia vinda do Espírito Santo sobre Cornélio e sua casa (Atos 10.44), desde a prova surpreendente da aceitação de Deus dos gentios. Isso não poderia ser posto em dúvida até mesmo por membros da judaica, grupo pró-circuncisão que testemunhou o evento (Atos 10.45-48) ou a quem mais tarde foi relatado (Atos 11.1-18). A conversão de Cornélio foi citada por Pedro no conselho (Atos 15,7-11). Aceitação de Deus de Cornélio poderia ter sido considerada como um caso excepcional por rigorosos cristãos judeus. Este foi impossibilitada pela a conversão dos gregos em Antioquia (Atos 11.20, NLT nota marginal) e do estabelecimento de uma igreja racial e culturalmente mista em que cidade (ver Atos 13.01).
Além disso, um grande número de gentios foram convertidos durante missionária de Paulo viagem para a Ásia Menor sul-central (Atos 13-14 ). Registros de atos que neste momento os cristãos judeus de Jerusalém veio a Antioquia e posto em movimento a crise que tornou necessária a convocação do conselho. Sua insistência de que os crentes gentios ser circuncidados e submeter à lei mosaica exigia que eles, de fato, a ser judeus nacional, socialmente e religiosamente, a fim de se tornarem cristãos. A igreja primitiva foi, assim, confrontados com a necessidade de tornar clara a sua relação com o judaísmo e da natureza da salvação que proclamou.
Em Jerusalém, o Conselho estabeleceu a verdade de que a salvação é um dom gratuito a ser recebido pela fé. Rejeitou esforço humano como um meio para alcançar a salvação. Implicitamente, disse que o cristianismo não era para ser restrito a qualquer particular, racial, nacional, cultural, ou grupo social. Conselho afirmou cristãos a estar livre da obrigação de ganhar a salvação através de cerimônias ou direito de manutenção. Ao mesmo tempo, ele reconheceu a necessidade prática de conduta responsável e adequada. Cristãos são para ter em conta a natureza moral de Deus e as sensibilidades e preocupações dos outros cristãos.

Comentários