Teologia de John Wesley

  A teologia de John Wesley é marcada pela praticidade e pela experiência religiosa, voltada para a espiritualidade e vida devocional com objetivo de evangelização. Escritor de dezenas de livros e centenas de sermões, seus textos inspiram milhares de livros, de autores de diversas correntes teológicas que se inpiram em sua mensagem. Um dos maiores pregadores avivalistas da história, John Wesley foi um dos homens mais ilustres reconhecidos no mundo. Sem dúvida alguma, todos os seus textos são recomendados.  Livros de John Wesley na Amazon

DIDAQUÉ: o catecismo dos primeiros cristãos

livro didaque catecismo dos primeiros cristãos

STORNIOLO, Ivo; BALANCIN, Euclides Martins (Org). Didaqué: o catecismo dos primeiros cristãos para as comunidades de hoje. 16ª. ed. São Paulo: Paulus, 2009. 30 p.

Didaqué significa “instrução” ou “doutrina”. Trata-se de um escrito do final do primeiro século, sendo portanto contemporâneo com importantes escritos do Novo Testamento. Traz de forma simples e objetiva instruções certamente herdadas dos apóstolos, mas dificilmente escritas por eles. Não se pode atribuir a autoria à apenas um autor e sim vários. Acredita-se que sua composição se deu em etapas, indo do final do séc. I até aproximadamente o ano 150 e o lugar mais provável de sua origem é Antioquia (Síria).
Através da leitura dos dezesseis capítulos que compõem a Didaqué podemos conhecer um pouco mais das origens do cristianismo, acompanhado um importante processo de estruturação das comunidades e nos deparar com uma liturgia simples e orientações pragmáticas, tudo na tentativa de manter a igreja firme no propósito da expansão do cristianismo.
A Didaqué possui um conteúdo sumário interessante e aparece em forma de um manual catequético sobre a disciplina eclesiástica e com instruções litúrgicas. Para uma melhor compreensão podemos dividi-la em quatro partes:

1ª parte (Cap. 1-6): nesta parte encontramos instruções sobre os dois caminhos, o caminho da vida e o da morte. Nos quatro primeiros capítulos a Didaqué nos apresenta o caminho da vida discorrendo em temas como o amor a Deus e ao próximo, a caridade e o bem aos “inimigos”, a dádiva do compartilhar, visando um bem-estar dentro das comunidades e também nos orienta quanto as raízes do mal e do bem na vida do cristão. No capítulo cinco encontramos o caminho da morte, que é oposto ao da vida. Nesta direção, o autor encerra esta primeira seção com uma exortação quanto a perseverar no caminho da vida.
2ª parte (Cap. 7-10): já neste bloco, encontramos um antigo ritual litúrgico, com instruções para administração do batismo (cap. 7), sobre o jejum e oração (cap. 8) e sobre a celebração eucarística (cap. 9). Depois de dedicar um capítulo para cada um dos momentos acima, o autor encerra esta seção trazendo no capítulo 10 uma oração modelo, orientando assim, como os cristãos deveriam agradecer a Deus pela eucaristia.
3ª parte (Cap. 11-15): deparamos-nos aqui com importantes palavras para a igreja primitiva, instruções que nos dão uma idéia da preocupação em evitar alguns possíveis problemas gerados por falsos profetas que já começavam a aparecer no meio do povo. Em geral, percebemos neste trecho disposições sobre a vida comunitária, com especial atenção para com a hospitalidade e o discernimento dos verdadeiros pregadores, o culto e a organização. Em três capítulos o autor se dedica em alertar o povo em como proceder com os pregadores, trazendo instruções objetivas e claras, na finalidade de não serem enganados pelos falsos profetas e nem abusados quanto à hospitalidade. O culto é o tema do capítulo quatorze e o capítulo quinze encerra a seção tratando de uma organização eclesiástica, que apesar de simples, já se fazia necessária.
4ª parte (Cap. 16): neste capítulo encontramos uma exortação sobre a perseverança no caminho da vida. Na perspectiva da parusia, o autor discorre neste último capítulo apresentando uma dura realidade presente nos últimos dias, mas acima de tudo, os alertando sobre nunca perderem a esperança no Senhor.
Sem dúvida é uma leitura fascinante em que nos proporciona um passeio por nossas origens. É imensamente compensador dedicar alguns minutos nestas poucas páginas que nos trazem grandes contribuições no que diz respeito à nossa história, a história da Igreja de Cristo.


Comentários